Boa noite, Domingo 30 de Abril de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Sinop atende 15 municípios

GC Notícias | 10/10/2016 10:12
Foto: Assessoria

No Brasil existem 242 unidades do CEREST, sendo que apenas 10 são rurais e destas 10, Sinop é a segunda cidade de Mato Grosso a possuir uma unidade voltada para a saúde do trabalhador rural. O prédio localizado na Avenida das Itaúbas no Jardim das Palmeiras, conta com equipe multidisciplinar composta por Médico, Enfermeira, Administrador, Biólogo, Assistente Social, Engenheiro, Fisioterapeuta e Biólogo.

Basicamente, o CEREST é responsável por dar todo o suporte técnico, capacitação, atendimento de saúde, assistência social e demais atividades para aquelas pessoas que vivem no meio rural. A unidade de Sinop é responsável por 15 municípios que compõe a região Teles Pires.

De acordo com a coordenadora do Centro, Neli Bergamaschi, as atividades desenvolvidas pelo CEREST são realizadas em parceria com as equipes de cada município visitado.

" Supomos que vamos até a cidade de Claúdia levantar as demandas que os trabalhadores daquela região necessita. Procuramos a Secretaria de Saúde deles, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vigilância Sanitária e quando necessário as forças policiais para poder entrar nos locais particulares e realizar o nosso trabalho", explicou.

A atuação do Cerest vai além. Projetos que possam auxiliar a agricultura familiar também são desenvolvidos e executados pela equipe. Atendimentos sobre cuidados com animais peçonhentos e cuidados com doenças corriqueiras das pessoas do campo, também são abordados a cada nova visita.

Apensar de não ter o poder de multar ou notificar, o Cerest pode realizar inspeções em casos de denúncias de trabalho escravo, ou formular relatório em casos de acidentes de trabalho no meio rural.

Para poder dar todo o suporte necessário de funcionamento, o Ministério da Saúde repassa mensalmente uma verba para custeio das despesas. Contudo, o valor não é suficiente e o município de Sinop complementa os valores faltantes e custeia a folha de pagamento dos efetivos.

Na sede localizada na Avenida das Itaúbas ficam todos os servidores citados anteriormente. O prédio alugado recentemente oferece uma estrutura ampla e cômoda. São dois pisos distribuídos em sala de recepção, administrativo, sala de capacitação, sala para motorista, copa, espaço para recreação dos trabalhadores, sala de acolhimento e consultório médico.

Na parte superior funciona fica toda a  estrutura técnica  do Cerest, local este ocupado por boa parte dos servidores. Para as viagens e visitações dos 15 municípios é utilizado uma caminhonete S10 que foi adquirida no ano passado. A unidade conta uma página na internet e para acessar basta o endereço eletrônico: cerest-sinop0.webnode.com.

Fonte: Secom/ Thiago Valeriano