Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Saúde

CEO realiza 3ª etapa de mutirão para extrações dentárias no sábado (16)

O objetivo da unidade é acabar com a fila de espera para esse serviço

Saúde | 12 de Março de 2019 as 16h 34min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), realizará neste sábado (16), a terceira etapa do mutirão/2019 destinado ao atendimento dos cidadãos sinopenses que necessitam de cirurgia para extrações dentárias. De acordo com a cirurgiã-dentista Leticia Furquim, responsável pela Saúde Bucal e pelo CEO do município, a ação busca atender à demanda reprimida existente, acabar com a lista de espera para tais procedimentos e ofertar um horário diferenciado à população, devido ao relato da dificuldade de muitos para acessarem o serviço durante a semana, por questões de trabalho e demais afazeres.

A primeira etapa do mutirão foi realizada dia 23 de fevereiro, e, a segunda, no último sábado (09). Ao todo, 70 pacientes já foram atendidos e a expectativa é que compareçam em torno de 100 pessoas na próxima etapa. No entanto, uma das principais dificuldades apontadas pela servidora é o contato com os pacientes, uma vez que os mesmos não atendem aos telefones, durante a semana, quando a equipe os contacta, sendo necessárias várias tentativas para obter sucesso no agendamento.

“Os pacientes que estão aguardando para a realização das extrações dentárias, devem ficar atentos aos celulares. Se não puderem atender, que retornem as ligações ou procurem o serviço de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h horas”, ressalta.

Caso haja necessidade, uma quarta etapa será realizada em abril. Com a eliminação da fila de espera, o CEO objetiva propiciar que o cidadão que buscar por tal tipo de atendimento, seja agendado prontamente, sem demora.

 

O CEO

O CEO oferta atendimentos em Periodontia (tratamento de doenças das gengivas e tecidos de sustentação dos dentes), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Oral Menor (onde são realizadas extrações e pequenas cirurgias), Odontopediatria (atendimento referenciado das unidades para crianças menores) e Prótese Dentária (com confecções de próteses totais, tanto superiores quanto inferiores). O Centro ainda atende pacientes portadores de necessidades especiais, tanto adultos, quanto crianças e está apto a diagnosticar com ênfase casos precoces de câncer bucal.

A orientação da responsável pelo CEO, é que todo cidadão que necessitar atendimento odontológico procure Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para obter o atendimento mais próximo de sua residência. “Qualquer UBS, com atendimento odontológico, deve realizar o acolhimento e avaliação dos casos, principalmente os de urgência, e o cirurgião dentista da unidade procederá ao atendimento ou orientação e, se necessário, encaminhará para outro nível de atenção, no caso o CEO”, explica Letícia.

Em Sinop, 14 UBS´s já ofertam serviços odontológicos, sendo elas as unidades dos bairros Alto da Glória, São Cristóvão, Residencial Sebastião de Matos, Residencial Sabrina, Residencial Gente Feliz, Residencial Vitória Regia, Jardim Ibirapuera, Jardim Maria Vindilina I e II, Jardim Boa Esperança, Jardim das Nações, Jardim Botânico, Jardim Primaveras, Jardim das Oliveiras e Jardim das Violetas. O município também conta com Centro Odontológico de Referencia (COR), que funciona no mesmo prédio que o CEO, na Rua das Castanheiras, n° 1181, no Centro da cidade.