Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Dia mundial da voz

CEREST e VISAT realizam ações de cuidados com a voz dos professores

Comunicação oral é fundamental para determinados profissionais

Saúde | 18 de Abril de 2019 as 08h 55min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), iniciou, em março deste ano, o Projeto Saúde Vocal do Professor. A ação está sendo executada nas escolas municipais de Sinop.

De acordo com a fonoaudióloga Margarida Helena Suto, a comunicação oral é fundamental para o desempenho da grande maioria das profissões. “Há um vasto grupo de indivíduos, em que a voz, constitui a ferramenta básica do exercício profissional e sem ela o trabalho não pode ser desenvolvido, que são os denominados profissionais da voz”, explica.

A fonoaudióloga, ainda deixa dicas de cuidados com a voz, como fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas, beber bastante água e praticar exercícios físicos, não gritar em excesso nem em tom agudo, falar pausadamente, não fumar nem abusar de bebidas gasosas, dormir bem e comer maçã, pois faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais. Ela também alerta sobre sintomas de doenças da voz. “Os principais sinais são alterações na voz, tosse frequente, alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz, pigarreia ou rouquidão com frequência”, acrescenta Margarida.

Os trabalhos desenvolvidos pelo CEREST e VISAT, fazem parte da Vigilância em Saúde, cuja característica singular de intervenção é a ação transformadora dos ambientes e processos de trabalho no sentido da promoção da saúde. As ações têm como estratégia fomentar a relação dos profissionais de saúde com os trabalhadores, dando base as possibilidades institucionais de regulação e proteção voltadas às relações técnicas e sociais do trabalho.

O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril.