Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Com nova estrutura do CAPS foi possível triplicar o número de atendimentos em saúde mental

Saúde | 07 de Agosto de 2015 as 17h 46min
Fonte: Fonte: Secom/ Thiago Valeriano

| Foto: Alisson Gustavo

Um local para solucionar os problemas da alma e da mente além de promover a reinserção psicossocial para as pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos. É assim que funciona o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que é considerado o ponto de apoio e última alternativa para quem sofre de algum problema psicológico e psiquiátrico. Lá são disponibilizados gratuitamente atendimentos para doenças como transtornos mentais, pessoas com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos fóbicos, ansiedade, dependentes de drogas dentre outros. Com a entrega do novo espaço foi possível ampliar consideravelmente o número de pacientes. Pôde-se aumentar de 482 para uma média de mil atendimentos mês nestas áreas.

Assim que o paciente chega com encaminhamento do PSF, UPA, Hospital Regional e até mesmo de alguma unidade médica particular, o mesmo passa por um corpo clínico composto por médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e assistente social. São esses profissionais que farão a avaliação e propor o melhor tratamento.

Durante as atividades, são oferecidas oficinas terapêuticas com aulas de pintura, musica, além de projetos para socialização, aulas de alfabetização, culinário e atividades no campo ale de outras atividades ocupacionais, favorecendo a recuperação do paciente. A dinâmica CAPS e plano terapêutico ganha a confiança do doente e traz  além de esperança da cura mais qualidade de vida.