Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Prevenção

Com foco na obesidade infantil, Semana do Bebê abre programação na segunda-feira (06)

Saúde | 03 de Maio de 2019 as 08h 55min
Fonte: Suzana Machado - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

A 4ª edição da Semana do Bebê será realizada de 06 a 11 de maio, em Sinop. O evento é uma realização da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Pastoral da Criança, Madrinhas por Amor e Faculdade Fasipe.

Este ano, as ações serão desenvolvidas com base no tema “Obesidade na Primeira Infância e Alimentação Saudável”. Em Sinop, 7,7% das crianças, com idade até cinco anos, estão acima do peso considerado ideal.

Durante toda a semana, a Comissão Intersetorial, responsável pela organização do evento, irá promover ações de orientação e conscientização em creches municipais, nos períodos matutino e vespertino. A iniciativa conta com profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, odontologia, educação física e psicologia.

O encerramento da Semana será no dia 11 de maio, com a realização de dois mutirões, simultâneos, na creche Elizete Dalabrida, no bairro Sebastião de Matos, e na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Cristina de Sena, no bairro Jardim Novo Estado. “Nos mutirões serão ofertados diversos serviços como teste rápido, preventivo, pesagem e atualização do Bolsa Família, atendimentos em nutrição, psicologia, fisioterapia entre outros”, informa o secretário de Assistência Social, Ademir Bortoli.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, com foco no fomento ao direito à sobrevivência e desenvolvimento saudável de crianças com idade entre zero e seis anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde é nessa idade que o indivíduo desenvolve 80% da sua capacidade motora, cognitiva e de caráter. “A Semana é uma forma de concentrar ações e chamar a atenção dos pais, responsáveis, educadores, médicos e profissionais envolvidos com esse público para os cuidados com nossas crianças, que devem ser contínuos”, complementa o secretário.

Este ano também será realizada a segunda edição do “Bebê Prefeito”. O título será entregue à primeira criança que nascer a partir da zero hora do próximo dia 6 de maio, data que se inicia a Semana do Bebê, e que a mãe seja maior de idade, residente em Sinop e tenha realizado, ao menos, sete consultas de pré-natal. O Bebê Prefeito ou a Bebê Prefeita receberá a Chave da Cidade e Certificado.

A Semana do Bebê foi instituída pela Lei Municipal n° 2.292 de 05 de abril de 2016.

As primeiras creches a receberem o projeto serão a Gente Feliz e Alvorada, na segunda-feira (06).