Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Prevenção

Comitê fiscaliza medidas anti-Covid-19 em escolas privadas

Saúde | 25 de Maio de 2020 as 14h 46min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Instituições privadas do segmento educacional de Sinop, sejam escolas, faculdades ou que atuam com a oferta de cursos livres (idioma, reforço, por exemplo) vêm recebendo a visita do Comitê de Fiscalização e Acompanhamento criado pelo poder público para dar suporte e garantir um retorno mais seguro às atividades escolares.

O objetivo do trabalho é realizar visitas, vistorias e observar, em loco, o atendimento às normas de prevenção e mitigação ao contágio do novo coronavírus, conforme os decretos municipais em vigência. As instituições apresentaram à Secretaria Municipal Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) planos individuais de providências contendo as diretrizes a serem adotadas.

O retorno às atividades da rede particular é facultativo às instituições e que vem, de forma gradativa, retomando as aulas.

“Esse plano de contingência das escolas tem que conter todas as medidas elencadas no decreto. Também pode acrescentar outras que compreenderem possíveis à sua realidade escolar como estrutura, logística, entre outras. Porém, sem que ocorra perda das medidas já definidas em decreto”, explica a bióloga Cristiane Pereira, integrante da comissão. 

Durante as agendas, todo o check list é conferido. Em caso de desconformidade, a unidade escolar é notificada e tem 24 horas para responder, protocolando junto à Secretaria Municipal de Educação, uma resposta para os apontamentos.

“É um processo contínuo. Posteriormente, outras pessoas do comitê irão às unidades e escolas para que seja realizada novamente vistoria”, considerou Cristiane.

Como avalia a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o saldo do trabalho é positivo. Ela destaca o diálogo com as unidades particulares de ensino, uma vez que, juntas, só essas escolas de educação básica absorvem um quantitativo de cerca de sete mil alunos.

“Estamos fazendo o monitoramento daqueles planos que recebemos", destaca a gestora. Nesta primeira etapa, todas as escolas já receberam as visitas da comissão. Novas vistorias nesses estabelecimentos voltarão a ocorrer.

 

Plano de contingência

Representante das escolas da rede privada, a professora Roberta Lange explica que as unidades trabalharam em plano de contingência prevendo ações diversas e que compreendem estratégias de saúde da chegada à saída dos alunos.

"Esse comitê é extremamente importante e válido porque ele vai fiscalizar e, com toda a responsabilidade, nos dizer e averiguar se este plano realmente está acontecendo e sendo colocado em prática. Além desse plano máximo que foi entregue às autoridades de saúde, à prefeita, à procuradoria, à promotoria, cada instituição elaborou o seu plano dentro da sua realidade. A partir desse plano individual, o comitê faz as visitas e já chega em nossas instituições embasado. Importante que esteja fiscalizando para que possamos continuar nosso trabalho com muito comprometimento e as famílias acreditando na escola, na importância desse trabalho responsável", destacou a pedagoga.