Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Dependentes químicos poderão ter tratamento em Cuiabá

Saúde | 05 de Fevereiro de 2016 as 10h 37min
Fonte: Adrielle Piovezan

| Foto: Assessoria

A dependência química alcançou níveis alarmantes na capital mato-grossense, Cuiabá. Associada à violência e ao crime organizado, a dependência química atinge pessoas de todas as idades e camadas sociais. Para a solução do problema, torna-se necessário uma ação emergencial, efetiva em conjunto entre os poderes e, principalmente, participação popular.

Por essa perspectiva, o vereador da saúde, Paulo Araújo, apresentou durante sessão plenária na Câmara de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira  (4), projeto de lei sugerindo ao poder público municipal a criação de uma política municipal de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de droga e dependentes químicos.

 “O que vemos são políticas públicas lentas e muitas vezes mal articulada. É necessária uma compreensão maior do problema para que aja um enfrentamento rápido e eficaz, a cada dia que passa a situação tem piorado”, observou.

O vereador reitera a responsabilidade dos gestores públicos na condução das políticas sociais. Para ele, a medida, sendo ela, direcionada pela administração do município de Cuiabá fará a diferença no equacionamento da tão grave questão social, política, familiar e de saúde pública. 

Segundo  Araújo,não existe uma estatística referente à recuperação dos viciados em Cuiabá, por isso a necessidade de garantir maior atenção e investimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais públicos.

 “Não ficarei na inércia vendo o problema aumentar, estarei com apoio da Câmara Municipal  buscando uma alternativa que venha fazer a diferença na vida dos dependentes químicos e das famílias. Esse projeto é o inicio de um grande trabalho a ser realizado em Cuiabá, vou buscar ajuda dos outros poderes devidamente constituídos, não ficarei no discurso, travarei  essa luta”, finalizou.