Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Farmácia Solidária arrecada mais de 80 mil medicamentos

A farmácia sobrevive com a colaboração dos munícipes que deixam os medicamentos que não estão utilizando nos pontos de coleta

Saúde | 20 de Fevereiro de 2019 as 08h 39min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

O projeto Farmácia Solidária, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop), em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Rotary Teles Pires, tem mostrado resultados positivos e de grande aceitação pela população. Segundo dados contabilizados pela unidade, até dezembro de 2018 o projeto realizou 483 atendimentos, com 19.896 itens/medicamentos entregues à comunidade. No total, foram 88.895 itens arrecadados.

O secretário de Saúde, Gerson Danzer, conta que existe um convênio entre as instituições e o município para o andamento do projeto. “Uma das vantagens é que como a Farmácia Solidária recebe doações. Com isso, ela consegue ofertar uma diversidade de medicamentos caros e de forma gratuita e que não estão na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), nem na Farmácia de Alto Custo do Estado”, explica Gerson. 

A farmácia sobrevive com a colaboração dos munícipes que deixam os medicamentos que não estão utilizando nos pontos de coletas. Atualmente, o projeto tem caixinhas sinalizadas com esta ação em todas as Farmácias Regionais do município, nos hospitais Santo Antônio, Dois Pinheiros e Maternidade Jacarandás, nas duas unidades do supermercado Casa Aurora e na UFMT.

De acordo com o farmacêutico da Farmácia Solidária, Maycon de Paula Ribeiro Torres, alunos de farmácia, coordenados por  farmacêuticos do projeto, realizam um processo de triagem em todos os medicamentos que chegam até a unidade e que, posteriormente, poderão ser repassados de forma gratuita à comunidade. “Primeiramente, é observada a data de validade e, posteriormente, estado de conservação de cada item para ver se os medicamentos estão aptos para o consumo ou se devem ir para o descarte”, explica Maycon.

Ele orienta a todos os populares a deixarem até mesmo os medicamentos fora do prazo de validade nas caixinhas, assim, estes itens receberão o descarte correto de acordo com as leis ambientais, evitando o risco de serem dispensados no lixo doméstico. Todos os comprimidos são aceitos, mesmo que estejam com a caixinha aberta, porém, são certificados para o consumo e se mantém com os blisters intactos. Já os medicamentos líquidos e pomadas apenas serão repassados se estiverem lacrados, evitando qualquer forma de contaminação.

O professor e diretor do Instituto Ciência da Saúde, da UFMT, Guilherme Luz Emerick, relata que o projeto, além de beneficiar a população, faz um excelente trabalho com os universitários e  que aprendem, com qualidade, o processo que é feito desde a recepção dos medicamentos, a entrega aos pacientes até a orientação correta para utilizá-los. “Também estamos fazendo uma parceria com o curso de medicina, para melhorar ainda mais projeto. Já existe um procedimento onde são passadas as listas de medicamentos para os médicos. Assim eles passam a ter conhecimento da nossa disponibilidade de remédios e podem direcioná-los para quem realmente precisa”, conta Guilherme. O professor também esclarece que os medicamentos com substâncias de controle especial ainda não estão disponíveis para a população porque aguardam uma liberação da Vigilância Sanitária.

Para o coordenador da farmácia, Jeandson da Silva Carneiro, a parceria da prefeitura é essencial para o funcionamento do projeto. “O município sempre se colocou a disposição de ajudar. Eles cederam o espaço para a implantação da farmácia", conta ao ilustrar que a Farmácia Solidária fica localizada Unidade Básica de Saúde Cidade Jardim, próxima ao Centro de Eventos Dante de Oliveira, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 11h.

Desde que foi inaugurada, em maio de 2018, tem recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população, sob receita médica, sem nenhum custo. 

 

Reconhecimento

Em setembro de 2018, o projeto recebeu uma moção de aplauso, de autoria do vereador Célio Garcia (DEM), como forma de homenagem a Jeandson da Silva Carneiro e Morenna Alana Giordani, por idealizar e coordenar Farmácia Solidária no município.