Boa noite, Segunda Feira 17 de Junho de 2019

Saúde

Hospital de Sinop dá sequência a implantação da Radioterapia

Santo Antônio está construindo ala que será especializada no tratamento de câncer

Avanço | 05 de Abril de 2019 as 10h 08min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Esta semana, a diretoria do Hospital Santo Antônio esteve no Ministério da Saúde (MS), na capital do país, participando de uma reunião para alinhamento da implantação da radioterapia em Sinop. De acordo com o diretor geral da Fundação Comunitária de Saúde de Sinop, que é quem gere a unidade, Antônio Sérgio Amaral, o momento era para definir etapas para documentação e formalização para o funcionamento. “A parte física está a pleno vapor. Já estamos com a fundação, praticamente, pronta e a construtora já começa a erguer as paredes. Entendemos que eles nos entregarão no prazo, por isso avaliamos essa reunião bastante oportuna, pois já tratamos, de forma bastante adiantada, dos aparelhos que comporão o setor de radioterapia da ala oncológica do Santo Antônio e das suas devidas conservação e manutenção”, esclarece.

Em outubro do ano passado [2018] a diretoria recebeu uma equipe do Ministério e representantes da construtora apresentando a planta e já assinando a Ordem de Serviço para o início da construção da ala de radioterapia. Uma obra na ordem de R$ 11 mi que irá beneficiar a população de Sinop e de, pelo menos, outros 30 municípios que polariza.

O Hospital Santo Antônio mantém os serviços de oncologia desde 2006 e pretende, até o final desse ano de 2019, colocar em funcionamento o serviço de radioterapia. Com isso, explica o diretor, o serviço oferecido passa a ser completo, onde o paciente poderá passar por consultas, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, caso necessário. “No ano passado, nós realizamos mais de 10 mil atendimentos [11.673] ambulatoriais, 5.150 quimioterapias e outras quase 400 cirurgias [393]. São números surpreendentes para quem está fora de um grande centro”, pontua.

COMENTARIOS