Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Referência

Hospital de Sinop realiza primeiro implante cardíaco

O paciente, de 83 anos, será submetido a um implante transcateter de válvula aórtica

Saúde | 19 de Março de 2019 as 10h 04min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Divulgação

O hospital filantrópico de Sinop, Santo Antônio, vai realizar nesta terça-feira (19), uma cirurgia cardíaca de alto risco. Uma equipe médica realizará o primeiro Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAV), em um paciente de 83 anos. O procedimento envolverá vários profissionais da área médica. São quatro equipes: o anestesista, um cirurgião cardíaco, um hemodinamissista e um ecocardiografista.

Com uma estrutura que conta com leitos de internação, bloco cirúrgico e UTI, o Santo Antônio completou o círculo para a ala de cardiologia ainda em 2015, quando inaugurou a hemodinâmica - serviço de cardiologia intervencionista que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e dos músculos cardíacos.

O diretor do hospital, Wellington Randall, revela que, agregado aos recursos tecnológicos, a unidade cresceu, também, nos recursos humanos, mantendo em seu quadro os mais excelentes e capacitados profissionais da área médica. “Os médicos do Santo Antônio nos deixam tranquilos porque sabemos que estão sempre querendo trazer para Sinop o que aprendem de melhor nos congressos que participam dentro e fora do Brasil”, pontuou.

Alan Ósti, um dos médicos que estará na equipe que realizará a cirurgia no paciente de 83 anos explica que há 10 anos esse procedimento era bastante agressivo. “Nós tínhamos que abrir o peito do paciente para realizar o procedimento, no entanto, muitas vezes os riscos do paciente não aguentar nos impedia de operá-lo. Hoje, o TAVI nos permite, em duas horas, operá-lo através de uma punção na virilha, como se fosse um cateterismo e por ali a gente acessa a válvula e faz o implante dessa prótese”, revela o médico Antônio Hélio que também está na equipe responsável pelo transplante adiantando que o paciente chega na UTI acordado e sem tubo, respirando sozinho.

Na técnica anterior, quando se abria o peito do paciente para realizar o transplante, era necessário parar o coração e desviar o sangue todo do coração e do pulmão para uma máquina. Agora, o procedimento é feito todo com o coração movimentando, além, é claro, de ser bem menos invasiva.

 

TAVI

É um procedimento minimamente invasivo, que permite a correção em uma redução no diâmetro da válvula aórtica. A válvula que é implantada permite restabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.

O implante transcateter de válvula aórtica é uma opção bem estabelecida para o tratamento da estenose aórtica sintomática em pacientes com risco cirúrgico elevado.