Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Laboratório monta Drive-Thru para testes rápidos de Covid-19

Coleta é agendada, feita dentro do carro e o resultado sai no mesmo dia

Saúde | 22 de Maio de 2020 as 17h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

“Será que eu peguei o Coronavírus?” O Laboratório Oswaldo Cruz, em Sinop, montou um dispositivo para acabar com essa dúvida – de forma segura e rápida.

Um drive-thru foi montado no estacionamento da unidade do laboratório, ao lado do Hospital Santo Antônio. As pessoas que desejam fazer um teste para Covid-19 entram em contato com o laboratório por telefone, e agendam um horário. No dia e hora marcada, basta ir até o drive-thru e fazer a coleta.

Karina Magnani, sócia-proprietária do Laboratório Oswaldo Cruz, explica que a coleta é feita sem que o paciente saia do veículo. “Oferecemos esse serviço para dar mais comodidade e segurança para as pessoas, evitando a aglomeração e a exposição desnecessária de quem faz o exame e das demais pessoas que procuram o laboratório”, explicou.

Os profissionais do laboratório colhem o sangue que será submetido ao teste. Todos os equipamentos utilizados são descartáveis, incluindo os jalecos. O resultado do teste rápido para Covid-19 fica pronto no mesmo dia, geralmente em até duas horas.

O exame vai revelar se o paciente teve contato com coronavirus e desenvolveu anticorpos do vírus. Karina explica que o teste rápido para Covid-19 possui a mesma metodologia de um teste de gravidez, desses comprados em farmácia. “O teste rápido dá um diagnóstico preliminar e sugestivo, assim como um teste de gravidez de farmácia. Para o resultado preciso, é necessário fazer o PCR, para confirmar ou descartar”, ressalta Karina.

O PCR-RT (do inglês Polymerase Chain Reaction - em tempo real) é o exame que detecta o RNA do vírus. É um exame mais complexo, feito em grandes laboratórios de apoio. Em Mato Grosso o mais próximo é o Laboratório Central de Cuiabá. O Laboratório Oswaldo Cruz faz a coleta e a destinação do material para o PCR, mas Karina alerta que é obrigatório a apresentação de um pedido médico para o procedimento.

Já o teste rápido pode ser feito sem prescrição e o laboratório possui kits de testagem em estoque.

 

Nem tudo é Covid-19

Karina contou à redação do GC Notícias que em alguns casos, pacientes que fizeram testes rápidos para Covid-19 acabaram apresentando quadros de  gripe H1N1 ou dengue. Os sintomas dessas doenças (e de outras infecções virais) podem ser parecidos. Por isso, a recomendação do laboratório é que os pacientes sempre procurem um médico para fazer a avaliação clínica e orientar na melhor condução do diagnóstico.

 

O Laboratório

Fundado em 2005, o Laboratório Oswaldo Cruz é uma empresa familiar, composta por 3 irmãos graduados nas áreas de farmácia e bioquímica. A empresa possui 7 unidades na cidade de Sinop.