Boa tarde, Terça Feira 12 de Dezembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Meta para Sorriso é imunizar 12.170 pessoas

GC Notícias | 27/04/2016 16:12
Foto: Tiago da Luz/arquivo

Neste sábado (30), será realizado o dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza em todo o país. Em Sorriso a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 12.170 pessoas até o fim da campanha, que se estenderá até 20 de maio. Especificamente neste sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia para atender os grupos indicados para a imunização.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

A coordenação do setor de Vigilância Epidemiológica destaca que a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber a dose e levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação para isso.

 

Dados no país

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

O público alvo representa aproximadamente 49,8 milhões de pessoas. Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Estima-se o funcionamento de cerca de 65 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 240 mil pessoas e a utilização de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

Quantitativo vacinal por grupos em Sorriso estipulado pelo MS

Fonte: Decom