Dengue
Prefeitura disponibiliza caçambas para descarte de lixos
Saúde | 13 de Janeiro de 2020 as 11h 56min
Fonte: Redação com assessoria

A Prefeitura de Sinop deflagrou, nesta segunda-feira, 13/01, uma série de vistorias domiciliares de orientação e também fiscalização em imóveis urbanos residenciais com foco na prevenção e combate à dengue. Desde o início da manhã as equipes das secretarias que atuam em âmbito da força tarefa responsável pelo enfrentamento à doença percorrem o bairro Jardim Violetas, apontado como o de maior incidência do mosquito Aedes aegypti.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, as ações de combate são realizadas frequentemente durante todo o ano. No entanto, com o aumento de casos de dengue em Sinop, neste período de chuvas, haverá essa operação para baixar os números imediatamente.
“A prefeita Rosana Martinelli está preocupada com a situação e nos cobrando a todo o momento ações efetivas para resolver o problema. Assim como toda a sociedade e precisamos fazer a nossa parte cuidando dos nossos quintais. Então, hoje, iniciamos esses trabalhos com mais intensidade, para arrematar a situação e não deixar o mosquito se reproduzir novamente”, frisa o gestor.
De acordo com o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, nesta fase, serão realizadas visitas domiciliares de orientação com termo de vistoria e ciência dos moradores, bloqueios com bombas costais de veneno e, caso necessário, notificação. “Vamos fazer uma varredura nos bairros, eliminando os criadouros. Locais onde forem identificadas larvas, por exemplo, piscina, fossa, canos e/ou outros materiais que acumulem água, serão notificados”, alerta o coordenador.
No período das vistorias, também é realizado o mutirão para recolhimento de lixos que acumulam água. No total, seis caçambas em rotatividade serão distribuídas pelo bairro para que toda a comunidade possa realizar os descartes.
A orientação da Prefeitura é que as pessoas deixem nos depósitos públicos materiais como latas, plásticos, papelões, pedaços de isopor, pneus, fogões, máquinas de lavar e geladeiras velhas que, normalmente, ficam entulhados nos quintais ou são descartados de forma irregular em áreas públicas. Restos de massa verde, galhos de árvores, resíduos de construção civil e lixo doméstico não devem ser depositados nas caçambas.
A força tarefa passará por toda a cidade, priorizado os bairros com altos índices do vetor.
DENÚNCIAS
A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24