Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

PSE

Programa Saúde na Escola deve atender mais de 10 mil estudantes da rede municipal

Agenda integrada entre secretarias proporcionará cuidados com a saúde e bem-estar de alunos

Saúde | 19 de Fevereiro de 2019 as 13h 45min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Ademir Specth

A prefeita Rosana Martinelli participou, na manhã desta terça-feira (19), da reunião de abertura do Programa Saúde na Escola, realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST). A agenda foi acompanhada pelas equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Saúde e de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C). Na ocasião, foram apresentadas as propostas do PSE para 2019, definido o grupo de trabalho intersetorial e a organizada a agenda de ações a serem executadas. A integração entre as Pastas, conforme explica Martinelli, visa cuidar da saúde e do bem-estar dos alunos.

"O nosso objetivo é fazer o atendimento preventivo para que não haja problemas maiores. É uma ação muito importante com as secretarias envolvidas para melhorar o bem-estar e saúde das nossas crianças e, consequentemente, da nossa população. Nossa intenção é colocar as estruturas das secretarias, até do Trânsito que, posteriormente, vai estar integrando ao programa, onde todas as secretarias estarão juntas fazendo esse trabalho orientativo, preventivo e cuidando das nossas crianças", esclarece a gestora.

Entre as ações, os alunos da rede municipal receberão orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo das práticas corporais, das atividades físicas e do lazer na escola, avaliações bucais e aplicação tópica de flúor, verificações do cartão de vacina, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e a identificação de danos na saúde auditiva e ocular dos alunos, onde, neste último caso, caso necessitem,  receberão gratuitamente o óculos de grau.

A Secretária de Educação, Veridiana Paganotti, explica que a sinergia entre as três secretarias reflete em bons resultados, uma vez que todas lidam com pessoas. "Nós, da Educação, lidamos com pessoas de zero a 14 anos nas escolas municipais. São nessas idades que aparecem diversos problemas de saúde na parte odontológica, visual, auditiva. Problemas de saúde em diversas formas que são detectados na escola, pois, muitas vezes, a criança passa mais tempo na escola que na presença da mãe e do pai. O professor tem o cuidado de fazer a higiene da criança, ao acompanhar a criança durante a refeição e ele percebe a mudança de hábitos, ou aparecimento de alguma lesão, ou situação nesse aspecto", pondera.

A Coordenadora de programas estratégicos da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, participa do projeto desde seu princípio, em 2014. Ela frisa que foram muitos os bons frutos colhidos desde então e explica os objetivos para esta nova etapa. "O que a gente traz de diferencial para o ciclo de 2019/2020 é a operacionalização do trabalho, onde pretendemos tomar nota, gerar dados, indicadores e avaliar nosso desempenho dentro das escolas. Para isso, nós vamos executar o atendimento este ano, atendendo 30 unidades escolares inicialmente e avaliando os resultados vamos expandir o projeto", relata. 

A expectativa é que quase 10.500 alunos da rede municipal sejam beneficiados nesse primeiro momento e, com a expansão do projeto, poderá ser levado para as escolas da rede estadual.