Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Saúde

REFECCS começa 2016 com projeto de braçadeiras de compreensão para pacientes

Aparelho de Biocompression também faz parte do projeto.

Saúde | 25 de Janeiro de 2016 as 16h 18min
Fonte: Assessoria Refecs

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop entra 2016 com seu novo projeto de doação de Braçadeiras de Compressão Longa e do aparelho de Biocompression. O projeto já estava em andamento desde os meados de setembro de 2015 em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade.

O uso das braçadeiras são necessárias para as pacientes que venha a ter linfedema,  que é  um inchaço causado pela acumulação de líquido linfático nos tecidos da superfície do corpo. Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundantes. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático.

Quando ocorre o linfedema é necessário o uso das braçadeiras por tempo inderteminado ou até mesmo para o resto da vida. E a Refeccs em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade estará doando 100 pares de braçadeiras para as pacientes assistidas por ela. Nem sempre a paciente precisará do par, assim a rede poderá beneficiar até 200 pacientes.

A paciente da Refeccs, Maria da Silva, é uma das beneficiadas com a braçadeira. ”Infelizmente depois do tratamento desenvolveu linfedema, e agora com a braçadeira e as terapias com o aparelho de Biocompression, terei mais qualidade de vida”. Comentou a paciente.

Junto com as braçadeiras a rede adquiriu também o aparemalho de Biocompression que realiza uma drenagem linfática na região reduzindo o edema e incomodos causados pelo linfodema. O aparelho será usado na paciente na própria sede da Refeccs, monitorado o tempo todo por uma voluntária com formação em fisioterapia.

A fisioterapeuta e voluntária da Refeccs, Marielza Ayala Curvo, será uma das  profissionais que acompanharaõ as pacientes “O tratamento vai variar de paciente para paciente, mas no mínimo duas vezes por semana ela terá que se deslocar até a Refeccs para a aplicação do aparelho de Biocompression. Cada aplicação é de no mínimo 40 minutos, e conforme o resultado a paciente poderá ganhar alta o quanto antes, claro! Não deixando de usar as braçadeiras de comprensão.” Fizou a terapeuta.