Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Nota de alerta

Saúde alerta população para a falta de soro antiofídico

Saúde | 15 de Março de 2019 as 09h 17min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop alerta a população para a falta de soro antiofídico (medicamento para tratar mordidas de cobras e animais peçonhentos). Os soros antivenenos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, que tem realizado adequações no material. Com a redução na produção do soro, nas últimas semanas, o impacto da falta de abastecimento afetou toda a rede de atenção à saúde do Estado de Mato Grosso, incluindo os municípios de Sinop e região.

Diante da situação, a Secretaria orienta a população para que tome alguns cuidados, principalmente em locais propícios à presença de animais peçonhentos. 

– Se for pescar ou realizar atividades de campo, use sempre calçado fechado e calças compridas ao percorrer locais com mato e arbustos. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras, use botas de cano alto ou com perneiras.

– Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros, cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos.

– Nos sítios e chácaras mantenha a área limpa, evitando ratos ou outros animais que costumam atrair esses predadores.

- Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustá-lo ou tocá-lo.