Bom dia, Domingo 20 de Agosto de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Saúde cria ouvidoria para atendimento ao cidadão

GC Notícias | 20/03/2017 16:38

Objetivo é melhorar a prestação de serviços na saúde com o apoio da população

Um novo canal para recebimento de reclamações, sugestões, denúncias, elogios, dúvidas e informações em relação aos serviços prestados na rede pública municipal de saúde está disponível ao cidadão. Trata-se do OuvidorSus, implementado pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço, que funciona tanto pessoalmente, quanto via telefone, pelo número 08006473310, ou mesmo e-mail: ouvidoria.saude@sinop.mt.gov.br, visa aproximar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que demandam serviços da rede pública municipal e o Poder Executivo, por meio de um canal exclusivo de comunicação. Em menos de 60 dias de atividade, 38 demandas foram abertas (de janeiro até esta sexta-feira (17).

Neste universo estão desde reclamações dos usuários em relação aos serviços públicos, solicitações de informações, sugestões, além de denúncias. Algumas destas, por exemplo, solicitando ao poder público que fiscalizasse a ocorrência de focos do mosquito Aedes aegypti em terrenos. Das 38 demandas abertas, 10 já foram concluídas e encerradas após investigação e 28 estão em estágio de acompanhamento.

Conforme explica a ouvidora do SUS, da Secretaria Municipal de Saúde, Ivone Oderdenge, após acionar a Ouvidoria da Saúde toda demanda é inserida em um banco de dados do Ministério da Saúde via OuvidorSus, passa a ser acompanhada e analisada. O tempo médio de resposta e providências, considerando a apuração dos fatos e o retorno ao cidadão, pode chegar a, no máximo, 3 meses, de acordo com a complexidade da demanda.

A Ouvidoria da SUS está ligada ao Ministério da Saúde, que também acompanha a evolução das ações realizadas em Sinop. 

A ferramenta é considerada um avanço na meta de humanização dos serviços ofertados pela administração municipal, porque permite ao Executivo melhorar a prestação com a colaboração do munícipe, como avalia o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues.

 

Canais da Ouvidoria

Telefones: 080064733310

E-mail: ouvidoria.saude@sinop.mt.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à avenida das Figueiras, esquina com rua das Azaléias, número 1503.

Horário: 7h Aàs 13h

Fonte: Leandro J. Nascimento Assessoria da Prefeitura