Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Preocupante

Sinop registrou 740 notificações de dengue até na última sexta-feira (17)

Saúde | 22 de Janeiro de 2020 as 14h 11min
Fonte: Redação com assessoria

Dados da sala de emergência da Prefeitura de Sinop divulgados na terça-feira, 21/01, revelam que, até o último dia 17 de janeiro, um total de 740 notificações para a dengue foi contabilizado no município. Já as confirmações até o respectivo período chegaram a 279. 

"A Prefeitura de Sinop deu início a um mutirão contra a dengue e está fazendo uma série de ações em bairros, desde mutirões de limpeza, ações de bloqueios, visitas, orientações e mesmo notificações. Uma política de enfrentamento ao problema da doença também determinada pela prefeita Rosana Martinelli, mas que sem o apoio popular não surtirá efeito. Mais de 80% dos focos continuam dentro dos quintais das residências e só conseguimos acessar esses espaços se a população abrir as portas, ou, então,  também limpar aquilo que lhes é de sua propriedade", destaca Gerson Danzer, secretário municipal de Saúde.

A fala do gestor leva em conta, ainda, umas das maiores dificuldades enfrentadas pelos agentes que estão em campo: o alto número de imóveis fechados. Só para se ter uma ideia, de 13 de janeiro a 20 de janeiro, primeira semana do mutirão contra a dengue nos bairros, as equipes da Saúde do município atingiram 3.398 imóveis trabalhados/vistoriados. 1.659 estavam fechados.

Os mesmos números da sala de emergência revelam que em 238 imóveis entre os bairros Jardim das Violetas, Jequitibás, Alto da Glória e Nossa Senhora Aparecida foram encontrados e eliminados focos do mosquito. Em 78, realizaram-se o tratamento com larvicida.

Seis caçambas estão à disposição da população e percorrendo o bairro jardim Violetas; outras foram disponibilizadas para as ações voluntárias de mutirão com iniciativa da comunidade nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Aquarela Brasil, jardim  Itália 2 e Comunidade  Novo Jardim, que ocorreram durante a semana passada e o fim de semana.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.