Saúde pública
Sinop tem 1,2 mil pacientes fazendo tratamento de hanseníase
Só neste ano foram diagnosticados 102 novos casos da doença
Saúde | 06 de Março de 2018 as 16h 49min
Fonte: Redação com Assessoria

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Sinop, só neste ano já foram diagnosticados 102 novos casos de hanseníase. Aproximadamente 1.200 pacientes fazem tratamento em Sinop. O Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose atende pacientes de 13 municípios da região.
Para orientar a população sobre a doença, equipes do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose deram início a um cronograma de palestras de orientação a trabalhadores de um supermercado de Sinop. O trabalho faz parte das ações de conscientização e prevenção da doença, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo serão 8 palestras realizadas pela coordenação do Centro de Hanseníase. As visitas começaram nessa segunda-feira (05) e seguem até o final do mês de abril. Cada palestra tem aproximadamente uma hora de duração.
A hanseníase é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de dois a cinco anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura. O tratamento é fornecido por sistemas públicos de saúde (como o brasileiro Sistema Único de Saúde).
Novo prédio
O novo prédio do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose, localizado no cruzamento da Rua dos Eucaliptos com a Avenida das Itaúbas (antiga UBS Scholtão), possui amplo espaço para atendimento com três consultórios médicos e um consultório de enfermagem.
Notícias dos Poderes
Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
17 de Outubro de 2025 as 08h30SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT
Oficina da Secretaria de Estado de Saúde contou com o apoio do Ministério da Saúde e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil em Cuiabá
17 de Outubro de 2025 as 08h39Unidades de saúde de Sinop abrem neste sábado (18) para o Dia D de Vacinação
15 de Outubro de 2025 as 10h47Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40