Boa tarde, Sexta Feira 07 de Agosto de 2020

Saúde

Sinop tem posto de coleta para testes rápidos de covid-19

Coronavírus | 22 de Maio de 2020 as 14h 29min
Fonte: Assessoria

Uma unidade de coleta especifica para realizar testes rápidos de COVID-19 foi montada em Sinop. O espaço foi preparado pela Secretaria Municipal de Saúde, e está em funcionamento desde ontem, quinta-feira, dia 21, na avenida Embaúbas, sob esquina com Itaúbas.

Conforme a secretária adjunta da pasta, Daniela Galhardo, todo paciente que esteja com suspeita de ter contraído o coronavírus, deve passar primeiro por uma avaliação média em uma das Unidades Básicas de Saúde (Menino Jesus, Ibirapuera, Palmeiras e Sebastião de Matos) que atendem pessoas com sintomas gripais. “Se for do entendimento do médico de que o paciente necessita fazer a testagem, a própria equipe do postinho entra em contato com a unidade de coleta e agenda um horário para a realização do teste”, explica.

Segundo Daniela, quando o paciente chega ao local, as equipes já estão com todos os seus dados preenchidos e o atendimento é realizado rapidamente. O ambiente de coleta é todo higienizado após a saída de cada paciente e os profissionais estão devidamente paramentados.

O resultado do exame é entregue dentro de 24 horas de forma online. Enquanto isso, o paciente deve aguardar dentro de sua residência.

Caso seja positivado para COVID-19, a Central da Epidemiologia, junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, estará realizando o monitoramento diário do cidadão infectado.

Reforçando, que o paciente não deve procurar a unidade por conta própria, é necessário um encaminhamento médico para que ele seja atendido.