Boa tarde, Terça Feira 22 de Janeiro de 2019

Saúde

UBS Jacarandás promove ações diferenciadas em 2018

Todos esses projetos da unidade buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa

Atenção Básica | 20 de Dezembro de 2018 as 08h 56min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

Foto: Assessoria

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jacarandás tem realizado um excelente trabalhado de apoio a munícipes que sofrem algum transtorno relacionado à saúde mental. Em julho deste ano os profissionais de saúde da unidade iniciaram a Terapia Comunitária Integrativa, que a partir de uma roda de conversa influenciam os participantes a falarem sobre as dificuldades encontradas na vida diária.

A terapia que carrega o lema “Quando a boca cala, os órgãos falam, quando a boca fala, os órgãos saram”, atendeu aproximadamente 90 pessoas durante os seis meses de projeto, que tem o prazo de um ano de duração e finaliza em julho de 2019. De acordo com a agente de saúde Silvia Regina Oliveira já existe evidência de melhora em pacientes que sofrem de depressão, ansiedade ou qualquer outro distúrbio emocional.

Durante o ano de 2018, a USB Jacarandás também implantou o grupo Vida Leve e o Hipercomunicardia que atenderam de forma diferenciada centenas de hipertensos e diabéticos da comunidade. As ações buscaram de forma inovadora aproximar profissionais e pacientes no intuito de alcançar melhores resultado em relação à prevenção de doenças crônicas.

Inclusive, o projeto Vida Leve, que contou com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ganhou o primeiro lugar na premiação da mostra de saúde Um Suspiro Pela Vida de 2018.

Outro projeto que ganhou destaque durante o ano na UBS, foi o grupo de gestantes Ninho de Cuidado, que atendeu mensalmente em torno de 15 futuras mamães por reunião. Silvia conta que o objetivo dos encontros é ajudar a mulher a lidar com as vivências e cuidar de si mesma durante a gravidez, além de prepara-las para o parto e a maternidade.

“Para recepcionar as participantes é feito uma decoração temática, com o intuito de melhorar o acolhimento, também promovemos dinâmica de quebra-gelo, e trabalhamos assuntos relacionado a gestação, parto, puerpério e maternidade, além de ofertarmos lanches e brindes e uma avaliação”, explica a agente de saúde.

Ela conta ainda, que os atendimentos as mamães continuam no pós parto, com reuniões mensais e consultas puerperais semanais, e que os recém-nascidos também são acompanhados na UBS ou em domicílio.

Todos esses projetos buscam proporcionar aos pacientes prevenção e cuidados com a saúde de uma forma prazerosa, como se realmente estivessem vivenciando um momento de lazer e descontração, regado de boa conversa, música, dança e brincadeiras.

COMENTARIOS