Boa noite, Sexta Feira 22 de Setembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Vacinação contra gripe em MT atinge menos de 15% do público-alvo

GC Notícias | 09/05/2017 13:41
Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 26 de maio
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 26 de maio

Grupo prioritário no estado é de 623,8 mil pessoas, mas foram imunizadas menos de 100 mil, diz Minis

A menos de 20 dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra gripe, menos de 15% do público-alvo em Mato Grosso foi vacinado. A população prioritária é formada por 623.834 pessoas, mas foram imunizadas 98.967, o que representa 14,73%, conforme balanço divulgado nessa segunda-feira (8) pelo Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, o índice de imunização é de 27,5% até o momento.

O Dia D de vacinação está marcado para o dia 13 de maio. A campanha começou no dia 17 de abril e termina no próximo dia 26.

Fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de cinco anos, grávidas, mulheres que estão no prazo de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais da saúde, índios, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras que afetem a imunidade, e professores.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo da campanha. O órgão alerta para a importância da imunização dentro do prazo de vacinação, principalmente neste período que antecede o inverno.

 

Sintomas

 
Os sintomas da gripesão febre, tosse ou dor na garganta, e outros como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado como falta de ar, febre por mais de três dias, pioras de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 

Fonte: G1 MT