Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Alerta

Vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira (13)

Saúde | 13 de Março de 2020 as 09h 43min

Termina nessa sexta-feira (13) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo 2020. Nesta fase, o público-alvo são crianças a partir de 5 anos e jovens até 19 anos.

Os pacientes podem procurar os postos de saúde espalhados em cidades de Mato Grosso para se imunizar contra a doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta a população para a importância da vacina contra o sarampo – conhecida também como tríplice viral, que ainda inclui imunização à caxumba e rubéola.

A campanha é realizada desde o dia 10 de fevereiro. No início da campanha, conforme dados da Vigilância, na faixa etária de cinco a nove anos, eram mais de 7,8 mil pessoas sem imunização contra o sarampo.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada no período de 3 a 31 de agosto e terá como público-alvo pessoas da faixa etária entre 30 a 59 anos, sendo que o Dia D de mobilização nacional será em 22 de agosto (sábado).

O Ministério da Saúde estima que três milhões de pessoas em todo o país ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, sendo que a meta é vacinar 2,9 milhões de cidadãos.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar.

O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área. (Informações G1)