Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Tecnologia

Nova atualização do Google irá impactar e-commerces e sites que não possuem versão mobile

No último dia 26 de fevereiro foi anunciado oficialmente uma nova verão para o algoritmo de buscas

Tecnologia | 02 de Abril de 2015 as 11h 34min

O Blog do Google anunciou oficialmente uma nova atualização em seu algoritmo de buscas. De acordo com especialistas de SEO em todo o mundo, a nova versão terá um impacto ainda maior que o Panda e o Penguin. Segundo o Google a nova ferramenta, chamada por muitos de “mobilegeddon”, possui duas novidades que prometem ajudar os usuários a encontrar mais conteúdo de sites mobile:

1 - Mais sites mobile nos resultados de busca;

2 - Mais conteúdo de aplicativos nos resultados de busca;

A primeira alteração acontece no dia 21 de abril. “Expandiremos o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”, informou o Google. Na prática, sites adpatados a dispositivos móveis aparecerão melhor posicionados em buscas realizadas nesses gadgets.

Segundo levantamento realizado pela consultoria Conversion, um em cada cinco visitantes de lojas virtuais utilizam celulares e tablets. Estima-se que o comércio eletrônico fature pelo menos R$ 11,1 bilhões apenas em compras efetuadas por dispositivos móveis. Somente em 2014, 10% das vendas pela internet foram realizadas a partir deles, um aumento de mais de 200% em relação ao último ano.

"Tanto pela mudança de comportamento do consumidor, que cada vez mais usa smartphones para se conectar à Internet, consultar produtos e realizar compras, quanto pela importância dos mecanismos de busca em gerar tráfego para sites, é indispensável que empresas tenham um site que funcione bem em celulares", conclui Diego Ivo, CEO da Conversion, especialista em otimização para buscadores.

 

Acesso mobile não é tendência, é fato mais que consolidado

2013 - Pesquisa do Ibope Media revela que 52 milhões de pessoas têm acesso à internet pelo celular;

2014 - Pesquisa divulgada pelo CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento Sociedade da Informação) revela que “número de brasileiros que usa a internet pelo celular cresce 106% em dois anos”;

2015 - Estudo da Vivera Mobile aponta que “smartphones dominam acesso à internet no País”.