Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Segunda Feira 13 de Outubro de 2025

Menu

Artigo

Ajudar

Chegou o momento de despertar um sentimento de amor pelas pessoas que estão ao seu redor

13 de Outubro de 2025 as 10h 55min
Fonte: Francisney Liberato

Quem não gosta de ajudar alguém? Quem não gosta de ajudar outro indivíduo? Quais são os benefícios do auxílio para você e para a pessoa ajudada? De que maneira posso colaborar?

Você é um indivíduo que aprecia ajudar algum amigo, irmão, familiar, colega do trabalho, da escola, ou desconhecidos? Ajudar sem saber a quem! Que coisa boa é poder colaborar com alguém que está em uma situação desfavorável e desconfortável.

Se você hoje não tem vontade e nem habilidade para amparar o próximo, sugiro buscar desenvolver essa habilidade. Uma das formas que você pode utilizar é pedir a Deus, aquele que desde o passado se esforça para que você realize os seus sonhos, te ajudando e te protegendo das situações desta vida.

“Não tenho vontade de ajudar!” Sem problema, apenas comece a socorrer alguém, mesmo sem esse desejo, pois, com o tempo, você vai perceber que vislumbrará um cenário novo ao qual não estava acostumado. Posso te dizer que será bem melhor.

Por que devo ajudar? Digo que quanto mais você ajudar o próximo, mais benefícios vai colher. Além de trazer um sorriso no rosto do ser humano assistido, automaticamente refletirá também no seu semblante. É um efeito multiplicador, isto é, quanto mais ajuda, mais ajudado será.

A satisfação em poder ajudar é grande! Além disso, está implícito que você tem condições de colaborar, já a situação de quem recebe nem sempre podemos dizer que é a mesma.

Betinho (é o meu apelido), com que posso ajudar? Eu não estou dizendo que a ajuda deverá ser apenas de questões financeiras ou para fazer um Pagamento Instantâneo Brasileiro (PIX). A ajuda pode ser de várias formas, tais como: tempo dedicado a outro ouvindo ativamente, falando palavras sinceras e adequadas, fazendo uma bela refeição e doando, dentre outras formas de ajuda. Use e abuse de sua criatividade!

A ajuda deve ser de coração e com o que tem disponível em mãos. Não é para extrair o que você não tem, mas sim doar aquilo que é possível, a depender da macieza do seu coração. Porém, se você se ajudar naquilo que te exige maior esforço, saiba que a sua recompensa poderá ser maior.

Lembre-se: hoje você tem condições e capacidade para ajudar, pode ser que amanhã o cenário mude, assim, é salutar fazer a sua parte, independentemente de o outro ser humano estar fazendo ou não. Você não precisa ficar divulgando as suas boas ações, faça a sua parte em silêncio, pois os benefícios virão para ambas as partes. Mas estamos na era social-digital! Sem problema, divulgue nas redes sociais com intuito de servir como inspiração para outros indivíduos e não para autopromoção.

Quanto mais você ajuda, mais será ajudado e abençoado por Deus. Você deve fazer isso não por obrigação, conforme já explicado, mas sim com intuito de desenvolver tal habilidade até que ela se torne natural e você colha frutos dessa relação. Entretanto, volto a destacar: não faça por obrigação, faça de bom grado e de coração!

Por que estou explicando esse assunto se o meu problema é ansiedade? Posso afirmar que, com base na experiência que tive e observando a vida de outras pessoas, vejo que a pessoa ansiosa necessita indiscutivelmente de ajuda, contudo ao colaborar, auxiliar, assistir e ajudar outro ser humano, isso impactará positivamente a sua vida lhe trazendo bênçãos, liberando substâncias boas do cérebro e auxiliando no tratamento do controle da ansiedade.

O mundo em que vivemos, pós a covid-19, tem gerado excessiva ansiedade nas pessoas, tanto por aqueles que não contraíram a doença como os que a contraíram e os que têm medo de serem contaminados, assim, ajudar alguém pode ressignificar o seu estado atual, isto é, uma mente sadia, uma mente controlada e ajudadora.

Que Deus instigue esse sentimento de amor pelo próximo e, acima de tudo, que essa ação se traduza em benefícios para ambos os lados. Que essa ação possa colaborar no tratamento da minha e da sua ansiedade.

Essa é mais uma técnica que poderá ajudar, se somada às outras estratégias que você encontrará neste livro. Tenho certeza de que isso abrirá a sua mente para descobrir o novo normal de forma saudável e sustentável.

 

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras. https://francisneyliberato.my.canva.site/

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com