Artigo
Discípulos
Replique em sua vida aquilo de bom que o Mestre deixou.
17 de Novembro de 2025 as 08h 59min
Fonte: Francisney Liberato
Um discípulo é alguém que segue os ensinamentos de um mestre, assim como um aprendiz ou estudante que busca sabedoria e conhecimento do seu professor. Ser um discípulo é replicar na sua vida os ensinamentos aprendidos. Todo mestre anseia ver no discípulo o conhecimento absorvido e aplicado por intermédio dos seus ensinamentos.
Ser um discípulo no tempo de Cristo era como ser um aluno dedicado, ou seja, apenas para os melhores. Um discípulo seguia seu rabi (professor) por onde quer que fosse, via o que fazia, ouvia o que ensinava e procurava se tornar mais como ele, isto é, ser semelhante a ele.
Naquela época era fantástico ser discípulo de um mestre sábio. O aprendizado era disponível a todos, agora, imagine ter como professor o Mestre dos Mestres? A Bíblia demonstra o papel do mestre, cujo objetivo era ensinar os seus discípulos, conforme registrado em Mateus 5:1-2: “Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los”.
Vale ressaltar que Jesus ensinava aos seus discípulos oficiais, como também as multidões que O seguiam, veja as citações de Marcos 2:15 e Lucas 5:30: “Mais tarde, Jesus estava jantando na casa de Levi. Junto com Jesus e os seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que o seguiam. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram: — Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?”
O Mestre Jesus era solicitado e requerido por muitas pessoas da sua época, pois pretendiam aprender com Ele (Lucas 6:17): “Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judeia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar”.
Não era a intenção de Cristo que os Seus ensinamentos ficassem restritos apenas àqueles que O ouviram. Jesus, em sua época, lançou o desafio para os que estavam em sua volta que deveriam fazer discípulos em todas as nações. Os seus seguidores deveriam ser os seus imitadores.
Veja, Jesus quebrou o sistema da época para se tornar discípulo, pois aceitavam e ensinavam a todos que desejavam, sem fazer acepções de pessoas.
Que estratégia arriscada de Jesus, uma vez que o futuro da igreja e o sucesso do evangelho, daquela época para o futuro, dependiam inteiramente da fidelidade desse punhado de discípulos.
Vale destacar que os Evangelhos não retratam esses homens como heróis. Seu heroísmo apareceu depois que Jesus voltou para o céu, enviou o Espírito Santo e deu-lhes poder.
Ser um discípulo de Jesus era um grande privilégio para todos. Quando Jesus subiu aos céus, um chamado foi feito aos discípulos, para que estes fizessem novos discípulos. Você está disposto a ser um discípulo? Deseja aprender com o criador deste mundo? O que precisa fazer para seguir as suas orientações e instruções?
Na vida, não há dúvidas de que sempre teremos que aprender pelo resto da nossa vida, se ainda desejamos replicar os ensinamentos do Mestre em nossas vidas, chegou a grande oportunidade. Quando posso fazer isso? Agora!
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras. http://www.francisney.com.br
Francisney Liberato
Artigo
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com