Artigo
Enfrentamento, colaboração e superação
28 de Março de 2025 as 15h 39min
Fonte: Alan Porto
Desde que a pandemia da Covid-19 nos pegou de surpresa, o cenário educacional se tornou um verdadeiro campo de provocação e superação.
A interrupção das aulas presenciais e o desafio do ensino remoto deixaram cicatrizes, mas também nos ensinaram a importância da resiliência e da adaptação.
Hoje, enquanto nos preparamos para mais uma prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2025 (Saeb), sinto que é hora de avançarmos um pouco mais a narrativa em torno da educação.
Precisamos deixar para trás a mentalidade de que "não sou bom em português e matemática" e adotar a postura de "como posso melhorar?".
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem se empenhado em articular ações que visam não apenas a preparação para o SAEB, mas a transformação da forma como encaramos o aprendizado.
Nossa meta é: sempre melhorar!
O exame, que acontece a cada dois anos, entre outubro e novembro, é mais do que uma simples consideração de alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, em língua portuguesa e matemática.
O SAEB é um termômetro da qualidade da educação. Prefeitos e secretários municipais de Educação já compreenderam a sua importância.
Os seus resultados impactam diretamente nas políticas públicas, investimentos e, principalmente, na rotina dos estudantes. Sobretudo, no avanço da 8ª para a 5ª posição no ranking nacional até 2026.
Por isso lançamos, no dia 25 de março, durante o 1º Fórum de Prefeitos pela Educação, mais uma ação de enfrentamento focada na preparação para o SAEB. O Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios simboliza esse esforço coletivo que também envolve professores e, claro, alunos, pais e responsáveis.
Precisamos que toda a sociedade sinta que faz parte desse movimento, já que a qualidade da aprendizagem não é uma responsabilidade isolada. É uma construção coletiva.
Quando vislumbramos o futuro, já não cabe a pergunta: como posso melhorar? Devemos nos perguntar: como podemos, juntos, elevar nossos índices e garantir que todos tenham a chance de aprender e se desenvolver?
É fundamental que a comunidade estudantil e a sociedade se unam a nós nessa jornada. Precisamos de um engajamento ativo, onde cada um se sinta parte dessa mudança.
Pois, as ações que estamos implementando vão além das salas de aula. Elas envolvem apoio emocional, estratégias de ensino diferenciadas e um olhar atento às dificuldades enfrentadas por nossos alunos.
A recuperação do tempo perdido não foi apenas uma meta, mas um compromisso com o futuro de nossas crianças e jovens.
Ao olharmos para o SAEB 2025, é preciso lembrar que cada ponto conquistado representa uma história de superação.
Assim, vamos juntos transformar a forma como vemos a educação e, principalmente, como nos vemos dentro dela.
*Alan Porto é secretário de Estado de Educação (Seduc-MT).
Alan Porto
Opinião
*Alan Porto é secretário de Estado de Educação (Seduc-MT).