Saúde
Benefícios da cebola para Diábeticos
Ciência | 30 de Abril de 2015 as 23h 42min
Fonte: Universo Jatobá

A cebola, usada para temperar e complementar diversos pratos, pode trazer muitos benefícios à saúde, inclusive para os diabéticos.
A cebola é rica em vitaminas A, B6, C e E e também em sais minerais, como o fósforo, enxofre, ferro, cálcio, magnésio e iodo. Além de propriedades antioxidantes, a cebola é depurativa, expectorante e também digestiva.
O consumo de cebola também diminui o nível de glicose no sangue graças a uma substância chamada dissulfureto de alilo propilo. Ela tem também a glucoquinina, que age no organismo como uma insulina vegetal. Essa substância é liberada quando a cebola é cortada ou triturada. Então, use e abuse deste tipo de preparação.
Para conseguir os efeitos você pode consumir a cebola em saladas e em pratos quentes. Veja duas dicas para aproveitar os benefícios:
- Uma opção é o suco de laranja, cenoura e cebola. Coloque no liquidificador o suco de uma laranja, meia cenoura e três rodelas de cebola. Bata tudo e beba na hora uma vez ao dia.
- Outra opção é o chá. Use duas rodelas de cebolas picadas para uma xícara de chá de água. Ferva por 5 minutos, adoce, de preferência, com mel sem exagerar e beba em seguida.
Tem quem não goste, mas a cebola é um ingrediente famoso nos pratos brasileiros.
Você sabe congelar a cebola?
A cebola pode ser congelada, mas quando sobra aquela metade, por exemplo, não é recomendado colocar direto no freezer nem na porta da geladeira, sem proteção. Se for usar no dia seguinte, a cebola deve ser guardada na geladeira picada ou ralada em uma vasilha de plástico tampada. Quer saber como fazer para congelar corretamente? Confira as recomendações dos especialistas da Embrapa:
Para congelar, corte a cebola em rodelas ou pique-a. Coloque a porção em uma vasilha aberta no freezer até congelar. Aí armazene em um pote de plástico rígido ou saco plástico e feche-o retirando a maior quantidade de ar possível. Ao descongelar, é recomendado usar essa cebola para pratos quentes. Para saladas, por exemplo, opte pela cebola fresca.
Em temperatura ambiente, a cebola dura até 5 semanas, sendo que as roxas costumam durar mais do que as outras. Quando é congelada, o tempo de validade aumenta para até 6 meses desde que tenha seguido o procedimento correto para o congelamento.
Deixar um tempero pronto é outra opção que facilita no preparo da comida diária e ajuda a evitar o desperdício. Anote aí:
Triture a cebola até formar uma pasta. Para 1 parte de alho, adicione 3 partes de cebola e 10 partes de sal. Depois de pronto, mantenha o tempero na geladeira. Entre outros benefícios, a hortaliça protege contra infecções do aparelho digestivo e ajuda a diminuir a quantidade de glicose no sangue.
Notícias dos Poderes
Como branquear naturalmente os dentes amarelos
09 de Maio de 2015 as 10h07Interpol emite alerta em 190 países para 'pílula assassina' usada para emagrecimento
Medicamento é utilizado para emagrecer e para modelar corpo
06 de Maio de 2015 as 18h49Bactérias resistentes a antibióticos já são
Doenças como pneumonia, diarreia ou infecções sanguíneas começam a ganhar resistência
02 de Maio de 2015 as 18h45Conheça os mitos e as verdades sobre a trombose
29 de Abril de 2015 as 19h37Entenda o que o bicarbonato provoca no organismo
29 de Abril de 2015 as 19h00Silenciosa, pressão alta pode provocar infarto, cegueira e falência dos rins
26 de Abril de 2015 as 12h21GPS do cérebro
Cientistas ganham o premio Nobel
07 de Outubro de 2014 as 10h23