Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 27 de Junho de 2025

Menu

Segundo relatório

As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais

Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses

Economia | 27 de Junho de 2025 as 16h 05min
Fonte: CNN Brasil

Foto: Divulgação

Mesmo com uma alta da inflação que supera os 5% nos últimos 12 meses, duas grandes marcas de cerveja aumentam os preços em um ritmo menor e, com isso, as bebidas têm ficado mais baratas.

Segundo relatório do Citi, o grupo Heineken atualizou os preços das suas marcas em 1,5%, que incluem Heineken, Amstel, Eisenbahn e Kaiser.

Já a cervejaria Petrópolis, que produz a Itaipava, Petra, BlackPrincess e Lokal, aumentou os valores em 3%.

Na direção contrária, a Skol, Brahma, Antarctica, Original e Polar tiveram um aumento de 6%.

 
Inflação da cerveja • CNN
Inflação da cerveja • CNN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de Alimentação e Bebidas acumulou um avanço de 7,33% no acumulado de 12 meses até maio, enquanto a categoria de cerveja teve um aumento de 2,99%.

Já outras bebidas alcoólicas tiveram uma redução de 0,34%.

A avaliação do Citi é de que essa revisão dos preços abaixo da inflação pela Heineken e Petrópolis é impulsionada pela intensa concorrência, particularmente pela abordagem agressiva de volume da Heineken.

Em abril, segundo o banco, o volume de produção de cerveja aumentou 2,7%. Porém, registrou uma queda de 3,7% no primeiro trimestre, em comparação com os últimos três meses do ano passado.

Mas, os valores da cerveja passam por uma diferença dependendo do lugar de consumo. Em casa, as pessoas começaram sentiram um aumento de 3,1%, enquanto a alta de preços fora de casa foi de 6,6%.