Nova ferramenta
Banco Central lança hoje o Pix Automático; saiba como vai funcionar
Economia | 04 de Junho de 2025 as 13h 03min
Fonte: Isto é

O Banco Central realiza nesta quarta-feira, 4, evento de lançamento do Pix Automático. A ferramenta entrará em vigor para todos os bancos que possuem Pix já no dia 16 de junho.
A proposta do Pix Automático é permitir que o cliente autorize o débito de pagamentos recorrentes de forma automática, sem a necessidade de repetir a operação a cada vencimento – facilitando então pagamentos como contas de luz, água, ou mensalidades de academia ou escolas.
O evento de lançamento será realizado em São Paulo, com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, do diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes, do diretor de Regulação, Gilneu Vivan, e do presidente da Zetta, parceira do evento, Eduardo Lopes.
A ferramenta vai funcionar de maneira parecida com o débito automático, mas com a vantagem de não depender de convênios específicos entre as empresas e os bancos – o que limitava o serviço de débito automático para grandes empresas.
Para usar o a nova ferramenta de pagamento do BC o consumidor precisará fazer uma autorização inicial, informando dados como valor máximo e a periodicidade do pagamento. Depois disso, os débitos serão feitos de forma automática na conta do usuário, respeitando as condições definidas.
Banco do Brasil sai na frente
Alguns bancos já começaram a liberar a funcionalidade antes do lançamento oficial, no dia 16 de junho.
Desde o fim de maio, o Banco do Brasil permite que todos os seus clientes utilizem o Pix Automático para pagamentos recorrentes, já que foi a instituição financeira que primeiro completou a fase de testes no Banco Central.
O BB permite o agendamento de cobranças com até 90 dias de antecedência. Pelos critérios atuais do BC, as cobranças podem ser agendadas com dois a dez dias de antecedência. Além disso, o banco também permitirá que a empresa divida o recebimento dos Pix Automático em até seis contas diferentes.
Antonio José De Gois
Notícias dos Poderes
Ações do Banco do Brasil caem 7% com lucro menor e apreensão com risco de sanções dos EUA
01 de Agosto de 2025 as 15h58Vendas de carros usados cresceram quase 14% em 2025; veja os queridinhos
No total, foram cerca de 8,35 milhões de usados no primeiro semestre de 2025, contra 7,34 milhões de 2024
01 de Agosto de 2025 as 16h30Economista: Taxação dos EUA deve gerar excesso de carne no mercado e preço pode cair em Mato Grosso
A tendência é que os efeitos sejam sentidos por setores específicos
01 de Agosto de 2025 as 11h18Nova tarifa dos EUA ameaça exportações de Mato Grosso e preocupa indústria local
31 de Julho de 2025 as 13h00Entenda como o tarifaço vai afetar o seu bolso
Com decreto de Donald Trump que oficializa a medida e alta do dólar, pão, gasolina, medicamentos e eletrônicos devem ter aumento de preço nas próximas semanas
31 de Julho de 2025 as 08h23Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio brasileiro em 2025
Mais de 106 milhões de consumidores pretendem presentear na data; roupas lideram as preferências e gasto médio será de R$ 255
30 de Julho de 2025 as 12h02Trump diz que prazo de 1º de agosto não muda; Brasil terá taxa de 50%
Presidente dos EUA reforçou que a data continua firma em publicação no Truth Social nesta quarta-feira (30)
30 de Julho de 2025 as 13h07Devolver na mesma moeda não está sendo considerado, diz Haddad
Ministro argumenta que o governo Trump pode estar dando um tiro no próprio pé taxando os produtos brasileiros
30 de Julho de 2025 as 07h30