Preocupante
Conflito entre EUA e Irã preocupa produtores rurais de MT
O Irã é o terceiro maior comprador de carne bovida do Brasil
Economia | 13 de Janeiro de 2020 as 08h 22min
Fonte: G1

A relação comercial entre Mato Grosso e Irã é antiga e importante. De janeiro a novembro de 2019 o país pagou mais de U$ 700 milhões pelos produtos daqui. Carne bovina foi um deles, já que o Irã é o terceiro maior comprador.
Conforme Paulo Bellincanta, presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), o Irã ganhou representatividade para o mercado mato-grossense devido ao volume da exportação.
“Não há mercado que não seja importante. O Irã ganha uma importância pelo volume que tem levado nos últimos anos. Então é importante que possamos até ampliá-lo. Qualquer conflito internacional tem um peso na economia e para nós do setor da carne um peso muito direto, muito imediato”, afirmou.
A preocupação é causada pela tensão no Oriente Médio, que aumentou depois dos ataques entre Estados Unidos e Irã nos últimos dias. Em MT quem analisa o mercado de commodities e tudo que possa impactar nele ficou em alerta para possíveis reflexos, tanto nas exportações quanto nas importações do Irã.
O petróleo é o principal produto do país do Oriente Médio e os combustíveis são essenciais para o funcionamento do agronegócio.
Segundo o gestor técnico do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, a atenção deve ser para o milho. O país é o segundo maior consumidor do Brasil e o quarto maior do estado. O interesse também está no que volta de lá, já que o Irã tem o menor preço de um insumo muito usado na produção do cereal, a ureia.
Apesar do apoio aos Estados Unidos logo apos o ataque norte-americano, um dia depois o presidente Jair Bolsonaro se posicionou de forma mais neutra, o que para representantes do agronegócio é a melhor opção para manter os caminhos abertos e desenvolvimento do setor no estado.
“Que o nosso país possa, como sempre fez, estar em um caminho de apaziguar e não de pôr lenha na fogueira e que possamos ter isso resolvido quanto antes para que economia não sofra”, disse Paulo Bellincanta.
Notícias dos Poderes
Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo
19 de Agosto de 2025 as 12h50Os 10 produtos exportados pelo Brasil que dependem mais de 80% do mercado dos EUA
18 de Agosto de 2025 as 07h34Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional
Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024
15 de Agosto de 2025 as 15h20Com tombo de 60% no lucro, Banco do Brasil tem pior resultado desde 2018
15 de Agosto de 2025 as 13h00Mais de 19 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já receberam o ressarcimento
15 de Agosto de 2025 as 08h15Conselho de Turismo aprova R$ 850 mil para impulsionar o setor em Mato Grosso
Recursos serão aplicados em festival de pesca, sinalização turística em Nobres e no Geopark Chapada dos Guimarães
15 de Agosto de 2025 as 08h19Moradoras de Cuiabá são sorteadas no Nota MT e levam R$ 100 mil para casa
No total, 1.010 pessoas foram premiadas com programa de cidadania fiscal
14 de Agosto de 2025 as 15h19Secretário: Mato Grosso é a locomotiva do agro, que segura a balança comercial do país
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ressaltou que o estado é quem segura a balança comercial brasileira
14 de Agosto de 2025 as 08h22