Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.
Notícias dos Poderes
Os 10 produtos exportados pelo Brasil que dependem mais de 80% do mercado dos EUA
18 de Agosto de 2025 as 07h34Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional
Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024
15 de Agosto de 2025 as 15h20Com tombo de 60% no lucro, Banco do Brasil tem pior resultado desde 2018
15 de Agosto de 2025 as 13h00Mais de 19 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já receberam o ressarcimento
15 de Agosto de 2025 as 08h15Conselho de Turismo aprova R$ 850 mil para impulsionar o setor em Mato Grosso
Recursos serão aplicados em festival de pesca, sinalização turística em Nobres e no Geopark Chapada dos Guimarães
15 de Agosto de 2025 as 08h19Moradoras de Cuiabá são sorteadas no Nota MT e levam R$ 100 mil para casa
No total, 1.010 pessoas foram premiadas com programa de cidadania fiscal
14 de Agosto de 2025 as 15h19Secretário: Mato Grosso é a locomotiva do agro, que segura a balança comercial do país
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ressaltou que o estado é quem segura a balança comercial brasileira
14 de Agosto de 2025 as 08h22Tarifaço dos EUA já encarece combustíveis em MT e tendência é de novas altas, alerta Sindipetróleo
Em alguns postos consultados, a alta já chega a R$ 0,60 por litro em comparação com o mês anterior
14 de Agosto de 2025 as 07h09