Sinop
Loteamento Industrial deve gerar 880 empregos
Gestão oficializa a entrega dos 220 lotes no LIC Sul com a previsão de 100 novas empresas
Economia | 30 de Julho de 2015 as 12h 06min
Fonte: Jamerson Miléski
A administração municipal realizou na manhã desta quinta-feira (30), a entrega dos 220 lotes do LIC Sul (Loteamento Industrial e Comercial Sul). Localizado as margens da BR-163, entre o grande São Cristóvão e o Alto da Glória, na entrada de Sinop, o empreendimento deve receber cerca de 100 novas empresas e gerar aproximadamente 880 postos de trabalho.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Sinop, Zeno Schneider, metade das empresas contempladas com o terreno são de fora de Sinop e que através do incentivo vão se estabelecer na cidade. As demais são empresas locais que com o terreno repassado pelo poder público terão condições de fazer investimentos e ampliar suas estruturas. “O critério de distribuição dos lotes foi geração de emprego, de renda, capacidade de produção da planta a ser instalada e a atividade da empresa”, explica o secretário.
A partir do ato oficial, as empresas contempladas tem 6 meses para iniciar as obras de edificação no LIC Sul. A lei estabelece mais 6 meses para que as obras sejam concluídas e a nova indústria inicie a operação.
Implantado pela prefeitura de Sinop, o LIC teve um custo de infraestrutura na casa dos R$ 7 milhões. Esse valor é rateado entre as empresas contempladas. Elas pagam a sua parte referente ao custo das obras de asfalto, drenagem, meio-fio e iluminação e “ganham” o terreno. Caso não cumpram com o projeto de indústria apresentado na secretaria, o imóvel retorna para o município. “A prefeitura tem que ser a indutora do crescimento da cidade. Implantar um loteamento industrial é motivar o crescimento das empresas, gerando emprego para população e renda para o município”, justificou o prefeito de Sinop, Juarez Costa. O gestor citou o fato o novo LIC ser próximo ao aglomerado de residenciais populares composto pelo Sebastião de Matos, Vila Mariana e Nico Baracat. “Boa parte dessa população será absorvida pelas industriais que irão se instalar no LIC Sul”, comentou o prefeito.
Esse é o segundo empreendimento dessa natureza implantado pela atual gestão. O primeiro foi o LIC Norte, com 196 lotes em uma área total de 913,6 mil metros quadrados. A ocupação começou em agosto de 2011 e deveria estar conclusa até o mês de março de 2012, o que não aconteceu. Um levantamento recente realizado pela secretaria apontou que 39 lotes ainda não foram edificados.
Juarez acredita que este deva ser o último dos loteamentos industriais implantados pelo poder público. O prefeito acredita que a iniciativa privada irá absorver essa atribuição. “Existem 3 projetos de loteamentos industriais privados que estão em andamento. Quando a prefeitura implanta um LIC e consegue fazer com que empresas se estabeleçam, é uma forma de mostrar para esses investidores que um loteamento industrial dá certo e que para eles pode ser um bom negócio”, argumentou Juarez.
O LIC Sul recebeu o nome de Odalgir Sgarbi, empresário, pioneiro de Sinop, conhecido pela fundação do bairro Alto da Glória.
Notícias dos Poderes
Cerveja mais cara: Ambev e Heineken reajustam preços no Brasil
21 de Agosto de 2025 as 11h30Renda do 0,1% mais rico cresceu 5 vezes mais que a média dos brasileiros em 6 anos
21 de Agosto de 2025 as 07h44Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo
19 de Agosto de 2025 as 12h50Os 10 produtos exportados pelo Brasil que dependem mais de 80% do mercado dos EUA
18 de Agosto de 2025 as 07h34Mato Grosso tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil e está abaixo da média nacional
Mercado de trabalho do Estado mantém ritmo de crescimento com queda em relação ao mesmo período de 2024
15 de Agosto de 2025 as 15h20