Em entrevista
Lula diz que Brasil taxará os EUA caso Trump imponha tarifas sobre produtos brasileiros
Economia | 30 de Janeiro de 2025 as 15h 32min
Fonte: Isto é

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que, se novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor tarifas de importação sobre produtos brasileiros, o Brasil vai responder com taxas sobre os produtos norte-americanos.
Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, Lula ainda criticou Trump por retirar os EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando as decisões como uma “regressão”.
O presidente dos Estados Unidos mencionou o Brasil em diferentes ocasiões. “Índia nos taxa muito. Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos cobrar está bem, mas nós vamos cobrar o mesmo”, disse em uma coletiva de imprensa pouco antes de assumir para seu terceiro mandato.
Lula diz rir de Kassab
Outro político comentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o ex-ministro Gilberto Kassab. O presidente disse ter dado risadas da declaração do presidente nacional do PSD, que afirmou que, se a eleição presidencial ocorresse hoje, o petista não seria reeleito.
“Comecei a rir [da crítica]. Ele disse que, se a eleição fosse hoje, eu perderia, mas olhei no calendário e vi que a eleição é só daqui a dois anos, então fiquei despreocupado“, disse Lula a jornalistas nesta quinta-feira, 30.
Durante participação em um evento empresarial na quarta-feira, 29, em São Paulo, Kassab reconheceu a força política de Lula, mas afirmou que “se fosse hoje, o PT não estaria na condição de favorito. Eles perderiam a eleição”.
Suas críticas mais severas foram direcionadas à política econômica do governo, personificada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Haddad não consegue se impor no governo. Um ministro da economia fraco é sempre um péssimo indicativo”, disse.
Kassab, vale lembrar, chefia uma legenda que comanda os ministérios da Agricultura, Pesca e Aquicultura e Minas e Energia e abriga importantes aliados do petismo no Congresso. Ao mesmo tempo, é secretário de governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial opositor de Lula em 2026, em São Paulo.
Notícias dos Poderes
Fraudes no INSS: Toffoli dá aval para acordo do governo para devolução dos recursos
Ressarcimento às vítimas do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões deve começar no dia 24
04 de Julho de 2025 as 09h30Apesar de alta, por que a Fenabrave reduziu a previsão de vendas de veículos no Brasil
Vendas de veículos devem aumentar 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, uma revisão da estimativa anterior da Fenabrave de aumento de 5%
04 de Julho de 2025 as 08h31Caixa vai aumentar preços da Mega-Sena e de outras apostas; veja novos valores
Último reajuste nas Loterias da Caixa havia sido aplicado em abril de 2023. Veja valores
04 de Julho de 2025 as 08h00Conta de luz fica mais cara em julho; veja dicas de como economizar com a bandeira vermelha
02 de Julho de 2025 as 16h31Brasileiros pagam R$ 2 trilhões em impostos mais cedo em 2025
Marca será atingida amanhã (3/7), 19 dias antes que em 2024
02 de Julho de 2025 as 11h42Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1/7); veja o que muda
A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF
01 de Julho de 2025 as 15h32MT amplia participação no Valor de Transformação Industrial e mantém desempenho positivo da indústria em 2025
Estado se destaca no Centro-Oeste com crescimento consistente e liderança nas cadeias de alimentos e biocombustíveis
01 de Julho de 2025 as 11h08As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais
Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses
27 de Junho de 2025 as 16h05