Dubai e Abu Dhabi
Mato Grosso apresenta potencial econômico em missão nos Emirados Árabes Unidos
Economia | 11 de Novembro de 2025 as 17h 50min
Fonte: Secom -MT

O Governo de Mato Grosso participa, entre os dias 10 e 12 de novembro, da LIDE Brazil Conference United Arab Emirates, principal missão empresarial bilateral voltada ao fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Emirados Árabes Unidos. O evento, realizado em Dubai e Abu Dhabi, reúne representantes de diversos setores produtivos para três dias de reuniões, debates e alianças estratégicas que buscam impulsionar negócios, investimentos e inovação entre os dois países.
A comitiva de Mato Grosso é composta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), pela Invest MT e por demais entidades parceiras. A LIDE Brazil Conference United Arab Emirates se consolidou como uma das maiores plataformas de oportunidades e cooperação econômica no Oriente Médio, atraindo líderes empresariais e autoridades governamentais de ambos os países.
Durante a programação, a comitiva mato-grossense participa do encontro “Strategic Bridges: Mato Grosso and the UAE – Shaping the Future of Business”, realizado em parceria com o LIDE Emirados, que tem como foco a apresentação das oportunidades de investimento e das potencialidades econômicas do Estado.
A agenda prevê reuniões com fundos de investimento, conglomerados logísticos e lideranças empresariais interessadas em setores estratégicos como proteínas, grãos, biocombustíveis, logística, infraestrutura e madeira sustentável. O objetivo é consolidar a imagem de Mato Grosso como o principal Estado produtor de alimentos do Brasil e um destino atrativo para investimentos internacionais, especialmente em cadeias produtivas de baixo impacto ambiental e alto valor agregado.
A participação em Dubai e Abu Dhabi ocorre logo após a missão oficial à China, onde Mato Grosso marcou presença em uma das maiores feiras de exportação do mundo e inaugurou o escritório da Invest MT em Xangai. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, essa sequência de ações reforça a estratégia do Governo de ampliar a presença internacional do Estado e atrair novos investimentos.
“O Governo de Mato Grosso tem adotado uma postura proativa na busca por novas parcerias e oportunidades no mercado internacional. Participar de eventos como este é fundamental para apresentar o potencial do estado, abrir portas para investimentos e fortalecer relações com economias estratégicas. Cada missão é uma oportunidade de mostrar que Mato Grosso é um estado competitivo, inovador e preparado para atuar em um cenário global”
Expansão contínua das relações internacionais
A missão aos Emirados Árabes integra a estratégia contínua de internacionalização da economia mato-grossense, conduzida pela Sedec. Entre 2019 e 2025, o secretário César Miranda, juntamente com servidores da secretaria, participou de mais de 20 viagens internacionais com foco em promover o comércio exterior e atrair investimentos para o estado.
Os destinos dessas missões incluem China, Bolívia, Estados Unidos, Índia, Argentina e França, consolidando uma política de atuação global que tem ampliado a presença de Mato Grosso em feiras, fóruns e conferências internacionais.
Notícias dos Poderes
Nova Toyota Hilux 2026 chega quando ao Brasil? Veja como ficou a picape
Oficialmente, a Toyota apresentou por completo a Nova Hilux. Ela virá em versões elétricas e até a hidrogênio!
12 de Novembro de 2025 as 09h30Veja reajuste previsto para o salário mínimo em 2026 e para as aposentadorias do INSS
Projeto de Lei Orçamentária Anual prevê um incremento de R$ 113 a partir de 2026, com reajuste de 7,44%
12 de Novembro de 2025 as 11h54Transporte por app desbanca café como vilão da inflação; veja maiores altas em 12 meses
Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês desde 1998, com alívio na conta de luz e pressão dos transportes por aplicativo
12 de Novembro de 2025 as 10h30Mais de 900 crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em união conjugal em MT, aponta IBGE
No ranking, os municípios com maior quantidade de menores vivendo em união conjugal foram: Cuiabá com 159, Sinop com 102 e Cáceres com 30.
12 de Novembro de 2025 as 09h11Pesquisa mostra que empresas não se adaptaram para reforma tributária
Primeira fase da transição para novo sistema entra em vigor em janeiro
11 de Novembro de 2025 as 11h24Empresários paulistas demonstram interesse em abrir filial de indústria de chumbadas ecológicas em Sinop
10 de Novembro de 2025 as 10h00‘Inflação climática’ afeta preços de alimentos da cesta básica
10 de Novembro de 2025 as 12h30Salários de até R$ 16 mil: Caixa publica edital de concurso nesta sexta-feira
Seleção é para cargos de nível superior, com oportunidades para engenheiros, arquitetos e médicos do trabalho. Provas estão marcadas para fevereiro de 2026.
07 de Novembro de 2025 as 14h31