Balanço
Natal para o comércio de Sinop empatou
Números de consulta ao SPC mostram que as vendas não caíram no ano de crise
Economia | 30 de Dezembro de 2015 as 09h 21min
Fonte: Daniela Melhorança

O Natal para o comércio de Sinop ficou igual ao de 2014. Segundo as estatísticas do SPC (Serviço de Proteção ao Credito Brasil) no ano passado foram realizadas 24.347 consultas ao SPC de 01 a 25 de dezembro. Neste mesmo período de 2015 foram realizadas 24.563 consultas. Isso significa que de um ano para o outro houve um aumento de 0,88% nas consultas que geralmente são realizadas para compras com pagamento em cheque, a prazo no carnê ou boleto.
Mas as vendas de natal não se resumem a pagamentos a prazo. Nos pagamentos a vista e com cartão de crédito, o banco de dados da CDL Sinop não é consultado pelos lojistas. A entidade conversou com os lojistas para saber como foram as vendas neste natal. Entre empresários que tiveram altas e outros que tiveram baixas, é possível afirmar que o natal de Sinop em 2015 se equiparou ao de 2014.
Segundo Isabel Tomazeli da Loja Jaísa, o natal foi mais trabalhoso, porém recompensador e positivo. “Foi muito bom. Estamos com uma equipe boa, com colaboradores comprometidos e empenhados que se esforçaram muito e o resultado apareceu na loja sempre movimentada e nas vendas, que em números foram igual a 2014. Poderíamos ter superado se eu não tivesse sido tão cautelosa na hora de preparar meu estoque”, conta.
Na Loja Gaúcha, Sueli Acs também faz um balanço positivo. “Posso dizer que alcançamos nossa meta, que era a de igualarmos as vendas de 2014. A loja ficou bem movimenta, o horário noturno foi importante nisso e agora estamos com grandes expectativas com relação a esta última semana do ano, com as vendas do Réveillon e estamos apostando nisso para fecharmos o ano superando os números de 2014”, aposta.
O grupo Dorane, formado por várias lojas de diversos segmentos, faz uma analise mais ampla do mercado e do natal. “Olhando amplamente podemos dizer que as vendas de natal foram boas sim afinal o ano foi complicado, mas somando os resultados de todas as lojas ficamos abaixo da nossa expectativa. Comparando com 2014 tivemos quedas que variaram de 5 a 10%, dependendo da loja”, avalia Felix Aranda.
O empresário Jorge Gribler, da Centro Útil, avaliou o movimento da Loja matriz do Grupo. “Aqui na Centro Útil tínhamos uma expectativa baixa para o Natal baseados nas outras datas do ano, em que o movimento foi menor, então posso dizer que atingimos nossa meta, ficamos praticamente igual a 2014. Vale ressaltar que percebi que tivemos uma mudança no perfil do nosso cliente, das compras e no ticket médio mas no geral 2015 foi igual a 2014 neste loja”, disse.
Para Vania Soares Amaral da Bebezinho e Cia, o balanço não foi bom. “As vendas ficaram 15% mais baixas que as de 2014 o que para nós foi ruim, esperávamos pelo menos manter as vendas de 2014, mas nem isso foi possível, agora vamos focar nas promoções de janeiro para começarmos 2016 com pé direito”, contou
Cenário semelhante encontramos no ramo de óticas e relógios. Márcio Kreibich, da Ferrero Jóias apontou este como o pior natal dos últimos anos. “Foi ruim mesmo, sabíamos que o ano não era propício e as expectativas já não eram as melhores mas foi pior do que imaginávamos”, explica
Nilson Lopes Ribeiro da Nilson Jóias concorda com a analise. “No geral tivemos uma queda de 10% em média se compararmos com 2014, o que não é bom para ninguém, mas já esperávamos isso por conta do histórico do ano”, destaca.
Para o setor de eletrodomésticos as vendas foram melhores. Rosinei Ferreira de Almeida gerente da Eletromóveis Martinello está feliz com o resultado. “Foi um natal muito bom, dentro da expectativa que era de igualar com 2014 que foi muito bom para nós. Não houve quedas então foi muito bom, e a campanha da CDL Sinop ajudou muito, foi uma campanha bem bolada que atraiu mesmo o cliente”, observa.
André Pasinato, da Móveis Gazin apontou um aumento nas vendas em 15% com relação a 2014. “Não podemos reclamar porque o ano todo tivemos vendas 8% maiores que no ano passado, nossa equipe está muito boa, organizada, e o resultado é este”, avalia.
Outro lojista satisfeito com o natal é Heliana Pereira da Mplay Brinquedos. “O Natal superou nossas expectativas, ficou bem melhor que o ano passado o que foi uma surpresa para nós, como o ano foi de crise nem esperávamos que fosse ser tão bom, estamos satisfeitos”, pontuou.
Uriel Rodrigues Gondim Filho, gerente Havan faz a mesma analise. “Para nós parece que Mato Grosso ainda não sentiu crise financeira que está em todo país, este foi nosso terceiro natal e foi muito bom, atingimos nossa meta, igualamos as vendas do ano anterior, não ficamos no negativo ou seja, não perdemos então o natal foi muito bom”, finaliza.
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