Logística
Odebrecht mira transporte fluvial de cargas para o Norte
O projeto inclui a compra de embarcações e a construção de terminais de carga ao longo do Tapajós
Economia | 19 de Fevereiro de 2015 as 11h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

O grupo Odebrecht está desenvolvendo um plano para transportar commodities agrícolas por meio de hidrovias da região Norte. O projeto já atraiu como sócia a Logz, uma empresa controlada por fundos da gestora BRZ (criada pela GP Investments). As companhias criarão uma joint venture. A princípio, a Odebrecht TransPort (subsidiária do grupo voltada a infraestrutura e logística) terá 60% e a Logz, 40%.
O projeto das empresas é totalmente novo (“greenfield”) e inclui a compra de embarcações e a construção de terminais de carga ao longo dos rios Tapajós e Tocantins para movimentar soja, milho, farelo de soja e fertilizantes a granel fora de contêineres. A Hidrovias do Brasil, controlada pelo fundo de investimento P2 Brasil (de Promon e Pátria), tem um projeto semelhante.
A princípio, a joint venture entre Odebrecht e Logz será dona de duas sociedades de propósito específico. Uma delas vai investir somente no rio Tapajós e vai construir um terminal privativo de transbordo em Santarenzinho (PA), além de um terminal privativo de recepção e expedição de cargas em Vila do Conde (PA). Também haverá uma operação de barcaças entre os empreendimentos.
A outra sociedade terá como objetivo investir ao longo do rio Tocantins, mas o plano ainda está sendo desenvolvido. Nesse caso, há um complicador frequente para investidores de logística na região: o Pedral do Lourenço. Trata-se de uma extensão de 43 quilômetros de rochas, próximos de Itupiranga, no sudeste do Pará, que impede a navegação nos períodos de seca. O derrocamento foi alvo da abertura de uma licitação, que fracassou em novembro de 2014 (a única empresa interessada não apresentou a documentação necessária).
A joint venture de Odebrecht e Logz ainda está saindo do papel, mas pode estender sua atuação para além das hidrovias. A empresa pode participar, por exemplo, de licitações para operar terminais portuários no Norte e ainda oferecer a clientes transporte rodoviário e ferroviário – próprio ou terceirizado.
Com isso, a Odebrecht pode criar sinergias em um sistema integrado de logística. A companhia tem hoje a concessão de trecho da BR-163 no Mato Grosso, que vai até Sinop. O governo federal já anunciou que vai conceder outro trecho da mesma estrada: de Sinop ao porto de Miritituba (PA), local estratégico para entrar na hidrovia da região.
O plano da Odebrecht vai concorrer com o da Hidrovias do Brasil, já que ambos são similares. O objetivo é o mesmo: inverter a logística usual do país, que atualmente leva a produção do Centro-Oeste (por rodovias e ferrovias) até os portos de Sudeste e Sul, principalmente Santos. As companhias planejam que a região produtora agora mande as cargas no sentido contrário, para os rios do Pará – para aí seguirem para exportação.
Fundada em 2010, a Hidrovias do Brasil pretende movimentar, a partir de 2016, cinco milhões de toneladas anuais de grãos na região Norte. Para isso, vai construir e operar um terminal de transbordo em Miritituba (PA), transportar cargas em barcaças nos rios Tapajós e Amazonas e levá-las a um terminal portuário próprio a ser erguido em Vila do Conde (PA). Também pretende explorar o Rio Tocantins.
Além desses dois casos, há várias outras empresas se movimentando para explorar o potencial logístico da região, com interesse principalmente na produção agrícola do Centro-Oeste.
Notícias dos Poderes
Secretário de Fazenda prevê que tarifaço dos Estados Unidos terá pouco impacto em MT
25 de Agosto de 2025 as 07h535 boas opções de carros usados para pegar a estrada
Espaço, estabilidade e segurança: veja os modelos ideais para viajar com conforto e tranquilidade entre os seminovos à venda
23 de Agosto de 2025 as 09h22IBGE: cresce a fatia de brasileiros que moram em casa de aluguel; veja números
22 de Agosto de 2025 as 13h30O que explica MT estar no topo do ranking da desigualdade
Enquanto a maioria da população mal conseguiu recuperar a renda perdida após a pandemia, os super-ricos viram seus ganhos mais que dobrarem desde 2017, com aumento real de 108,5%
22 de Agosto de 2025 as 13h08Cerveja mais cara: Ambev e Heineken reajustam preços no Brasil
21 de Agosto de 2025 as 11h30Renda do 0,1% mais rico cresceu 5 vezes mais que a média dos brasileiros em 6 anos
21 de Agosto de 2025 as 07h44Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29