Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 10 de Fevereiro de 2025

Menu

Sinop

Repasses do Estado para Hospital estão 4 meses atrasados

Com mais de R$ 15 milhões para receber, Hospital enfrenta problemas financeiros e ameaça de paralisação

Economia | 20 de Janeiro de 2025 as 17h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Mantido por uma instituição filantrópica, o Hospital Santo Antônio tem parte dos seus atendimentos dedicados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Convênios com o Governo do Estado são responsáveis por repassar os recursos que custeiam esses atendimentos.

Segundo Randal, nesse momento todos os esforços são para tentar receber do Estado os pagamentos referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024. “Existem processos de pagamento apresentados em agosto, mas que na verdade são de procedimentos e atendimentos realizados em maio.

O Hospital está há 4 meses sem receber do Estado. Que empresa ou funcionário consegue continuar trabalhando com 4 meses de salário atrasado?” revelou o diretor do Hospital.

Os profissionais da enfermagem são um exemplo de como é difícil esperar. A categoria ainda não recebeu o salário referente ao mês de dezembro e apenas a primeira parcela do 13º salário foi paga. Com o atraso alguns profissionais começaram a se mobilizar nesta segunda-feira no sentido de paralisar os trabalhos. Um ato foi marcado para as 19h de hoje, em frente ao Hospital.

Embora o sindicato da categoria tenha se manifestado através de alguns sites de notícia, pré-anunciando uma greve, ainda não existe condições de legalidade para uma paralisação. A lei determina que os atos de greve e paralisação só podem ocorrer após atrasos de salário por mais de 25 dias, contando o dia do vencimento. Ou seja, o Hospital Santo Antônio tem 10 dias para resolver a situação.

E a solução passa pela dívida com o Estado. Segundo Randal, esses 4 meses de repasses atrasados correspondem a R$ 15 milhões.

À direção do Hospital a SES/MT (Secretaria Estadual de Saúde), informou que os processos de pagamento referentes aos meses de setembro e outubro já passaram por análise e estão sendo providenciados. “Infelizmente nem tudo é na velocidade que gostaríamos”, resumiu Randal.

Os valores que o Estado tem para repassar ao Hospital Santo Antônio são referentes a serviços, alguns exclusivamente prestados pela entidade, como toda parte de partos e UTI’s neonatal, oncologia e um saldo da cirurgia cardíaca, serviço que o Estado acabou descredenciando no mês de dezembro.