Benefício
Saque do FGTS: quem pode receber? Quando será o pagamento? Entenda
Ação será viabilizada por meio de uma medida provisória a ser publicada na sexta-feira (28)
Economia | 27 de Fevereiro de 2025 as 13h 16min
Fonte: Noticias R7

O governo federal anunciou que os pagamentos do saldo retido do FGTS para demitidos sem justa causa que aderiram ao saque-aniversário começam em 6 de março. A ação será viabilizada por meio de uma medida provisória a ser publicada na sexta-feira (28).
A medida prevê duas etapas de pagamento. A primeira até o limite de R$ 3.000, que deve atingir 93% dos trabalhadores que podem ser beneficiados. O valor restante vai ser liberado em junho. No total, serão disponibilizados R$ 12 bilhões das contas do FGTS para 12,1 milhões de pessoas.
O dinheiro vai ser depositado na conta bancária da pessoa. Quem não tem, deve procurar a Caixa Econômica Federal, segundo o ministro. Confira a divisão:
Nascidos entre janeiro e abril recebem dia 6 de março;
Nascidos de maio a agosto, no dia 7 de março;
Nascidos de setembro a dezembro, no dia 10 de março.
Quem vai poder receber?
A nova medida vai beneficiar trabalhadores que foram demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 até a data da publicação da MP, e que, por terem aderido ao saque-aniversário, ficaram sem acessar o saldo do fundo.
Depois desse prazo, a regra volta ao normal. Quem optar pela modalidade e for demitido no futuro não terá acesso ao saldo, que vai permanecer retido.
Nessa quarta-feira (26), em entrevista coletiva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que cada trabalhador vai ser avisado sobre isso.
“O saque-aniversário continua. Agora, o trabalhador vai ser informado individualmente, mas já adiantando, quem fizer adesão daqui para a frente, a sistemática da proibição do saque imediato continuará. Como eles estão sendo informados, não podem no futuro falar: ‘Ah, não sabia, isso é injusto’”, afirmou Marinho.
Segundo o ministro, a liberação que vai ser feita agora é para corrigir uma “injustiça” com quem aderiu ao saque-aniversário no passado, visto que, de acordo com ele, essas pessoas não teriam sido informadas adequadamente que não teriam acesso ao saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
“Dos que aderiram ao saque-aniversário, há uma grande reclamação que eles foram ludibriados, enganados. Faltou a eles informação, quando aderiu ao sistema do saque-aniversário, porque não foram informados à época que, em caso de demissão, eles teriam dois anos ou mais, que depende da sua data de aniversário, depende da data de demissão, sem poder sacar o seu saldo do antigo”, disse o ministro.
Saque-aniversário
Criada em 2019 e em vigor desde 2020, a modalidade do saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário.
Em troca, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, apenas a multa rescisória.
O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente.
Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
Notícias dos Poderes
Dia dos Pais movimenta lojas físicas em Sinop e intensifica campanhas promocionais
Pesquisa aponta que maioria prefere comprar presencialmente
05 de Agosto de 2025 as 22h09Haddad diz que tarifaço afetará 4% das exportações aos EUA
Metade tem destino alternativo, por serem commodities
06 de Agosto de 2025 as 08h20Embraer descarta demissões no Brasil e negocia tarifa zero nos EUA
Fabricante de aviões ficou fora do tarifaço de 50%
06 de Agosto de 2025 as 07h24Mato Grosso gera mais de 360 mil empregos no primeiro semestre de 2025
Estado mantém ritmo de crescimento e se destaca entre os dez maiores geradores de emprego no país em 2025
05 de Agosto de 2025 as 10h35Taxação dos EUA sobre o Brasil impactará duplamente o comércio mato-grossense
05 de Agosto de 2025 as 07h44BP anuncia grande descoberta de petróleo no Brasil, a maior da empresa em 25 anos
04 de Agosto de 2025 as 14h07Carne suína e cerveja sobem no Centro‑Oeste, mas legumes e arroz aliviam a cesta de compras
Levantamento da Neogrid aponta alta nos preços de proteínas e bebidas em junho; já legumes, ovos, arroz e feijão apresentam queda e trazem alívio ao consumidor
02 de Agosto de 2025 as 14h56Mato Grosso lidera geração de empregos no Centro‑Oeste; Sinop cria 356 vagas em junho
Novo Caged aponta saldo de 9.695 postos formais no estado; agronegócio puxa resultado e Cuiabá, Sinop e Sorriso registram saldos positivos
02 de Agosto de 2025 as 11h59