Relações internacionais
Tarifaço de Trump: veja quais produtos e setores brasileiros podem ser taxados nesta quarta
Presidente dos EUA vai anunciar medidas para ‘estabelecer a reciprocidade comercial’ com os demais países
Economia | 02 de Abril de 2025 as 13h 10min
Fonte: O tempo

A expectativa para o anúncio do tarifaço imposto por Donald Trump, previsto para esta quarta-feira (2/4), às 17h (de Brasília), deixa o Brasil temeroso por novas taxações a diversos produtos brasileiros. As medidas, segundo o presidente dos EUA, visam estabelecer a reciprocidade comercial, ou seja, aplicar tarifas sobre produtos estrangeiros semelhantes às que os países aplicam aos americanos.
Entre os produtos brasileiros já taxados e os que podem ser impactados estão:
1. Aço e Alumínio: O governo dos EUA impôs tarifas de 25% sobre as importações desses metais, afetando diretamente as exportações brasileiras.
2. Automóveis: Tarifas de 25% foram aplicadas a todos os carros importados, prejudicando as exportações brasileiras do setor.
3. Etanol: O etanol brasileiro passou a ser alvo de tarifas americanas, em resposta às tarifas aplicadas pelo Brasil sobre o etanol dos EUA.
4. Produtos de Madeira: há expectativa para imposição de tarifas sobre produtos de madeira, como madeira serrada, móveis e papel.
5. Produtos Agrícolas: aplicação de tarifas sobre diversos produtos agrícolas importados podem afetar as exportações brasileiras desses itens.
O governo brasileiro expressou preocupação com essas tarifas adicionais, alertando sobre os riscos de inflação e avaliando possíveis respostas, incluindo ações na Organização Mundial do Comércio (OMC).
‘Dia da Libertação’
O presidente Donald Trump anunciou que esta quarta-feira (2) será o "Dia da Libertação" para os Estados Unidos, mas as novas tarifas que ele pretende anunciar têm o poder de provocar o início das batalhas comerciais.
Convencido de que os países "roubam" os Estados Unidos, o republicano apresentará as medidas ao lado de integrantes de seu gabinete no Jardim das Rosas da Casa Branca às 16h locais (17h de Brasília), logo após o fechamento da Bolsa de Nova York.
Na terça-feira, ele insistiu que as tarifas alfandegárias terão efeito "imediato", segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. O presidente de 78 anos mantém os detalhes de seu plano em segredo. Ele já ameaçou anunciar tarifas "recíprocas", ou seja, que Washington iguale dólar por dólar as tarifas impostas aos produtos americanos no exterior.
Notícias dos Poderes
Semana de tensão e reviravoltas
PETRÓLEO EXPLODE, IBOVESPA RESISTE E HADDAD ENFRENTA FOGO CRUZADO NO CONGRESSO!
13 de Junho de 2025 as 18h06Indústria de MT sofre queda em abril, assim como a maioria dos estados brasileiros
A retração coloca o estado entre os nove dos 15 locais pesquisados que tiveram diminuição na produção industrial no período
12 de Junho de 2025 as 12h15Financiamento de veículos no Brasil cresce 4,3% em relação a 2024, diz B3
Comparação foi feita entre os meses de maio de 2024 e 2025
10 de Junho de 2025 as 09h04