UNEMAT
Acadêmicos demonstram experimentos, descobertas e criações na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Educação | 18 de Outubro de 2016 as 15h 11min
Fonte: Hemilia Maia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com dois stands na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que acontece até quinta-feira (20) na Arena Pantanal, em Cuiabá. No stand de projetos os visitantes tem a oportunidade de conhecer uma amostra do trabalho de ciência e tecnologia desenvolvido pelos acadêmicos da Instituição.
No câmpus de Barra do Bugres acadêmicos do curso de Ciências da Computação iniciaram um projeto de estágio supervisionado e terminaram por automatizar a hidroponia. Nesse sistema, onde plantas são cultivadas em água, a demanda de tempo de mão-de-obra é muito alta. Com a hidroponia automatizada o trabalho de medir temperatura e Ph da água, assim como o controle de circulação da água e o de fotossíntese passam a ser realizados pela placa desenvolvida que regula todo o processo. Luan Silva, Ronitti Juner, Priscila Antunes e Diones Silva alunos do 1º, 4º e 8º semestre, orientados pelo professor Armando Filho agora partem para a próxima etapa do projeto. Eles já estão trabalhando em um aplicativo que fornecerá os relatórios da hidroponia automatizada.
Os acadêmicos Jonas Lima, Wellivelton de Moura, Renan Sampaio, Tiago Travaglia e Cleberton Reis, do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica, do câmpus de Sinop, por curiosidade e sede de conhecimento decidiram construir uma impressora 3D e a invenção já foi parar até na televisão. De acordo com os futuros engenheiros a impressora produz prototipagens 3D de próteses, de maquetes e até de ferramentas domésticas. Ela trabalha com filamento ABS, um tipo de plástico, que ao sofrer um processo de extrusão que nada mais é do que empurrar o filamento para um bico aquecido a 240ºC que por meio de camadas conclui o processo.
O grupo de pesquisa Reaproveitamento de resíduos, desenvolvimento de novos produtos e análise de alimentos, do curso de Engenharia de Alimentos também do câmpus de Barra do Bugres trouxeram dois projetos ao evento. Sob a orientação das professoras Raquel Loss e Sumaya Guedes, os acadêmicos Thaina Freitas, César Tonicioli e Débora Rocha analisaram o óleo de resíduos de Pacu extraídos por meio de ultrassom e de soxchlet de partes geralmente não aproveitadas do peixe como cabeça, espinha, rabo e pele. O óleo obtido e analisado pode ser utilizado como biodiesel e dependendo do tratamento até para o consumo humano.
O outro projeto trata-se da absorção de corantes têxteis com resíduos agroindustriais por meio de bagaços de plantas como a soja, a mandioca e o pseudo caule de bananeira. Esses materiais já são descartados por outras indústrias e sua utilização pelas indústrias têxteis, por exemplo, barateariam os custos do processo e devolveriam ao meio ambiente água menos contaminada. Fazem parte deste trabalho os acadêmicos do 8º semestre Thaynara Yanaguchi, Thaina Freitas e César Tonicioli, mais a acadêmica do 7º semestre Samara Harala, sob a orientação da professora Claudinéia Geraldi.
Do câmpus de Tangará da Serra, o professor Willan Krause trouxe as mudas micropropagadas de banana e de abacaxi produzidas nos laboratórios da Unemat, no programa de pós-graduação de Genética e Melhoramento de Plantas, por acadêmicos de mestrado, iniciação científica e de extensão. Através da biotecnologia essas mudas livres de doenças geram novas cultivares que geram maior rentabilidade ao produtor.
Além dos projetos os visitantes ainda puderam ver e interagir no experimento de controle de fraude por adição de amido ou de produto químico no leite ou adição de água na cachaça, que é uma das áreas de atuação da Engenharia de Alimentos.
Notícias dos Poderes
IFMT abre processo seletivo com mais de 1,3 mil vagas em cursos superiores
Neste ano, a seleção conta com dois editais diferentes, com oportunidades para candidatos que pretendem utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio do histórico escolar
28 de Julho de 2025 as 16h00Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44