Debate
Adunemat realiza 2º Congresso para discutir a carreira e o futuro da UNEMAT
Evento será realizado no campus da UNEMAT em Cáceres, entre os dias 7 e 9 de junho
Educação | 03 de Junho de 2024 as 11h 36min
Fonte: Assessoria Adunemat

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) promoverá o 2º Congresso da ADUNEMAT nos dias 7, 8 e 9 de junho, no campus da UNEMAT em Cáceres/MT. O evento, que celebra os 35 anos da seção sindical, reunirá docentes para debater desafios e perspectivas da carreira docente no Brasil, com foco especial na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
Durante o congresso, serão abordadas questões cruciais para a carreira docente, como os impactos da Lei Complementar 320/2008, às ameaças da PEC 32 da Reforma Administrativa, e as intervenções do governo estadual na vida funcional da UNEMAT. A precarização da carreira, a sobrecarga de trabalho, e o aumento do assédio aos docentes são problemas que receberão destaque nas discussões.
Outros pontos da pauta incluem a urgente necessidade de realização de concursos públicos para docentes, a baixa demanda e evasão nos cursos de graduação, e os desafios enfrentados pelos programas de pós-graduação. A ADUNEMAT também pretende fortalecer a união com outras organizações sindicais e fortalecer a proposta da PEC estadual para estabelecer mesas permanentes de negociação com o governo do estado.
Programação Diversificada
O evento contará com uma programação extensa:
07/06 (Sexta-feira):
Chegada dos Congressistas (8h às 12h)
Credenciamento e Instalação do Congresso (14h)
Mesa de Abertura com convidados parceiros (15h)
Palestra de Abertura e debate (16h)
Painel das Subseções (19h)
Encerramento dos trabalhos do dia (21h)
08/06 (Sábado):
Grupos de Trabalho para debate do Caderno de Textos (8h)
Almoço (12h)
Plenária para sistematização e encaminhamentos (14h)
Encerramento dos trabalhos do dia (18h)
09/06 (Domingo):
Debates e propostas de resoluções sobre a ADUNEMAT (8h30)
Encerramento do Congresso (11h30)
Almoço (12h)
Expectativas para o Congresso
A ADUNEMAT espera que o congresso seja um momento de reflexão e diálogo construtivo entre os filiados e filiadas, permitindo um melhor entendimento das necessidades e desafios da carreira docente. O evento visa fortalecer a representação e atuação da seção sindical, promovendo um debate enriquecedor sobre o futuro da educação e da universidade.
O Prof. Domingos Sávio, presidente da ADUNEMAT, destaca a importância do evento: "Este congresso é um marco para nossa categoria. Precisamos unir forças e discutir de forma profunda os desafios que enfrentamos diariamente. A participação de todos é crucial para encontrarmos soluções coletivas e fortalecer nossa luta por uma educação de qualidade e valorização dos docentes."
Para mais informações, entrar em contato com a ADUNEMAT através do e-mail comunicacaoadunemat@gmail.com ou pelo telefone 65 98152-2007 e/ou 65 99941-8879 (WhatsApp).
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15