Educação inclusiva
Escola promove atividade de conscientização sobre realidade de deficientes visuais
A iniciativa é da EMEB Taciana Balth Jordão.
Educação | 10 de Abril de 2019 as 07h 57min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Pensando em promover a empatia no ambiente escolar, bem como atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para com os alunos da Educação Especial Inclusiva, o professor Itamar Cabral da Silva, trouxe para suas turmas dos 5º, 6º e 7º anos da Escola Municipal de Educação Básica Taciana Balth Jordão, uma proposta diferente para as aulas de Educação Física.
Após diagnóstico feito durante as primeiras aulas desse ano, o professor notou a necessidade de inserir atividades promovidas especialmente para a inclusão. “Pelo fato de termos uma aluna do sexto ano que é deficiente visual de nascença, que está em processo de aprendizado e orientação com bengala, observei os seus colegas, refleti sobre a realidade escolar e pensei que devíamos interferir para que ela se sentisse parte, se sentisse acolhida pelas outras crianças, normalmente” explica Itamar.
Em conversas em sala de aula com os alunos e pesquisas junto a professora responsável pela Educação Especial na escola, Ivete Terezinha Pappen, o professor passou a orientar os alunos sobre a forma correta de forma de condução, abordagem, conversa para com os deficientes visuais e então, foram para atividades práticas, onde alguns alunos vestiam vendas e eram guiados por outros, trocando de posições posteriormente.
“Fizemos um passeio saindo da sala de aula, orientei-os a passar pelo pátio, banheiros, parte externa da quadra, sempre com a pessoa orientando e falando, dando direcionamentos, explicando a forma correta de conduzir a pessoa com deficiência visual”, pontua. “Depois começamos fazer atividades com auxílio de guias - barbante, canos -, atividades de marcha, de corrida, de interação, de socialização. Fizemos, inclusive, competições, para mostrar que eles têm potencial”, completa Itamar.
A professora Ivete explica que o atendimento aos alunos da Educação Especial é trazido na BNCC e adaptado pelos professores à realidade da unidade escolar.
“Nós temos a questão da inclusão, da aceitação da escola em atender os diferentes, independente se sejam deficientes visuais, surdos, autistas, deficiência intelectual. Dentro da necessidade de cada criança, nós procuramos planejar e nos adaptar para atende-la bem, com qualidade”, explica. “A mobilidade é o direito de ir e vir. O projeto do professor Itamar é muito interessante pois faz com que os alunos se sintam no lugar dela”, completa Ivete.
O professor Itamar observa que algumas diferenças já começam a serem notadas na turma. “Eu recebo muitos comentários do tipo: ‘professor, como é difícil!’, ‘Não sabia que era assim, Fique totalmente perdido’. Alguns relataram náuseas, desequilíbrio. A gente aproveita para conversar, promover o pensamento de se por na realidade do colega. Em relação a ela, eu percebo que se sente bem por sentir a turma se mobilizando”, finaliza.
As aulas dessa atividade encerrarão na próxima semana.
Notícias dos Poderes
Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15