Baixo custo
Estudantes que participam de projeto desenvolvido pela Seaf e Seduc desenvolvem sistemas de irrigação
nvenções tem custo baixo e vão ser usadas em horta do projeto Hortas Escolares
Educação | 13 de Julho de 2024 as 15h 17min
Fonte: Pollyana Araújo - Secom-MT

Os estudantes da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, desenvolveram sistemas de irrigação para usar na horta escolar, que faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Os sistemas de irrigação desenvolvidos pelos alunos, incluindo um aspersor central de grande potência e um sistema de irrigação aérea com bailarinas direcionadas para os canteiros das folhagens.
“O projeto é importante para integrar educação e produção sustentável de alimentos, preparando as futuras gerações para um futuro mais consciente e sustentável”, declarou a coordenadora de Infraestrutura Rural da Seaf, Sulidir Pereira.
O sistema de nebulização em berçário cria uma nuvem de microgotas que controla a umidade e a temperatura na horta.
Os estudantes também desenvolveram um aplicativo capaz de identificar variedades medicinais e plantas usadas como temperos.
“O aplicativo já está disponível e nossos alunos estão focados agora na montagem da irrigação por nebulização”, afirmou a professora Silmara de Oliveira Rocha, que coordena o projeto Hortas Escolares na escola.
Ela destacou que os inventos têm um custo muito baixo.
A escola é uma das 300 unidades escolares da rede estadual selecionadas para o projeto Hortas Escolares 2024, e se destaca tanto pelo espaço físico da horta quanto pelo volume de produção, com 350 alunos envolvidos diretamente no projeto.
Eles também produzem adubo orgânico, com sobras de alimentos, pedaços de pau, papelão e bagaços vegetais, enriquecidos com girassol cultivado pelos próprios alunos.
Notícias dos Poderes
Com mais de 135 mil profissionais e técnicos formados, Grupo FASIPE ganha destaque em todo Mato Grosso
22 de Agosto de 2025 as 16h41Governo premia 100 escolas da rede pública de MT com R$ 5 milhões na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT
Governador, vice-governador e secretário divulgaram também 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 DREs
21 de Agosto de 2025 as 15h18Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas
Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano
21 de Agosto de 2025 as 07h50Seduc divulga lista final de projetos classificados para Festival de Robótica e Mostra Científica 2025
Os 40 nomes classificados disputarão o torneio em outubro, na Capital
15 de Agosto de 2025 as 07h18Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
Mauro Mendes afirmou que melhorar a infraestrutura das unidades é prioridade
14 de Agosto de 2025 as 15h00Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 13h00UFMT oferta 238 vagas remanescentes no Campus Sinop
12 de Agosto de 2025 as 16h01Inscrições para Vestibular Unemat 2026 iniciam no dia 25 de agosto
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
12 de Agosto de 2025 as 16h10