Educação
Estudantes são premiadas em concurso de redação do projeto Norte Show Kids sobre o agro em Sinop
Educação | 24 de Junho de 2025 as 14h 13min
Fonte: Assessoria

Três alunas da rede municipal de ensino de Sinop foram as grandes vencedoras do concurso de redação do projeto Norte Show Kids, que buscou envolver estudantes do 4º ano em atividades educativas sobre o agronegócio. Mais de 1.500 crianças participaram da ação que resultou em mais de 900 redações avaliadas. A iniciativa desenvolvida pelo projeto “De Olho no Material Escolar”, Sindicato Rural de Sinop e Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso.
O primeiro lugar ficou com Luiza Natacha de Souza, aluna da EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, orientada pela professora Zilda Aparecida Moreira. O segundo lugar foi conquistado por Taynara Vitória da Silva dos Santos, do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiler, sob a orientação da professora Raquel Lima. Já o terceiro lugar ficou com Alana Vitorino Moreira, da EMEB Professora Ana Cristina de Sena, com acompanhamento da professora Eliane Linkoski.
A professora Raquel Lima Veras Mazocco, que teve aluna premiada em 2º lugar, destacou o potencial da estudante e a importância do incentivo. “A Taynara veio com uma ideia muito bacana. O professor precisa ter esse olhar, de perceber o potencial da criança. E a escola é para isso, para potencializar.”
A diretora do Centro Educacional Lindolfo, Rosimeire Vilarinho, enfatizou o impacto pedagógico do projeto: “O Norte Show Kids trouxe muito conhecimento para as crianças. Trabalhamos o tema em sala, eles foram à feira, vivenciaram. O prêmio coroou esse esforço conjunto da escola com a feira.”
A idealizadora da ação, Cássia Garcia, lembrou que a proposta é aproximar os alunos do universo agro: “Mesmo vivendo na cidade, muitas crianças não sabem o que é o agronegócio. Queremos mostrar como ele interfere no nosso dia a dia, gera empregos, movimenta finanças e alimentos. É um incentivo que começa agora e pode refletir na vida profissional dessas crianças no futuro.”
A coordenadora do projeto e diretora do Sindicato Rural de Sinop, Miriam Zuanazzi, celebrou a participação e os resultados. “Vemos a alegria das crianças, o orgulho das famílias e professores. Isso é a certeza de que estamos no caminho certo ao promover educação de verdade e mostrar a realidade do agro.”
Além de placas comemorativas, as vencedoras receberam prêmios em dinheiro e livros informativos. A ação foi realizada em parceria com o projeto “De Olho no Material Escolar” e contou com a participação ativa das escolas, professores, coordenadores e familiares.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24