Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 03 de Julho de 2025

Menu

Ensino superior

Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas

s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).

Educação | 03 de Julho de 2025 as 13h 24min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com bolsa de estudos têm até esta sexta-feira (04.07) para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação. Para o segundo semestre de 2025, são oferecidas 211 mil bolsas em todo o país, sendo 3.778 destinadas a Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em Mato Grosso, estão disponíveis 1.342 bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 2.436 parciais, que garantem desconto de 50%. As vagas estão distribuídas em diversas instituições privadas de ensino superior do estado. Só em Cuiabá, há oferta de bolsas para 75 cursos diferentes, incluindo Administração, Ciências da Computação, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária e Odontologia. Confira a lista completa neste link.

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2023 e/ou 2024. É necessário ter alcançado média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também é preciso atender aos critérios de renda familiar. Para bolsas integrais, a renda mensal por pessoa da família deve ser de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa.

A seleção dos candidatos é feita com base na nota do Enem, conforme previsto no edital. Os pré-selecionados terão que comprovar, junto às instituições de ensino, as informações prestadas no momento da inscrição. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho, com prazo para a entrega da documentação até 18 de julho. A segunda chamada será publicada em 28 de julho, e a comprovação deve ser feita até 11 de agosto.

A lista de documentos conta com identificação do candidato e dos membros da família, comprovantes de residência, de escolaridade e de renda. Também podem ser exigidos documentos específicos, como certidões de separação, atestado de deficiência ou comprovante de exercício como professor da educação básica.