Ano letivo 2025
Mais de 310 mil estudantes retornam às aulas na rede estadual com novas diretrizes nesta segunda-feira
Seduc se prepara para um acolhimento especial e reforça a proibição do uso de celulares nas salas de aula
Educação | 03 de Fevereiro de 2025 as 08h 00min
Fonte: Isso é Notícia

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia oficialmente o ano letivo de 2025 na Rede Estadual de Ensino nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. Neste ano, mais de 310 mil estudantes serão atendidos em 13.621 turmas espalhadas em 627 escolas.
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, na primeira semana de aulas, a atenção de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação estará concentrada no acolhimento dos estudantes.
“Nas 13 Diretorias Regionais de Educação haverá muita atenção quanto a proibição do uso de celulares e outras mídias eletrônicas pelos estudantes em sala de aula, biblioteca e outros espaços de estudo”, explica.
O secretário destaca que todos os servidores lotados nas unidades escolares vão contribuir com orientação e a fiscalização, para que a regra estabelecida em lei, sancionada no dia 06 de dezembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes, não seja descumprida.
“As equipes psicossociais das escolas e das DREs já trabalham com orientação nesse sentido desde novembro de 2024, quando começamos as discussões acerca da proibição de celulares nas áreas de estudo. Alunos e pais já são conhecedores das regras”, completa.
Outra novidade para este ano está relacionada ao Novo Ensino Médio, com a proposta de tornar a formação dos alunos mais flexível, permitindo que escolham áreas de aprofundamento de acordo com seus interesses. Essa reformulação visa alinhar o currículo às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade, oferecendo uma educação mais personalizada.
Alan Porto afirma que este será mais um ano de avanços no ensino e na aprendizagem da rede estadual de Mato Grosso. Ele observa que a Semana Pedagógica, realizada em janeiro, pouco antes da volta às aulas, envolveu todas as escolas e suas equipes para alinhamento de diretrizes, estratégias e metas do Plano EducAção 10 Anos.
“Participamos oficinas, palestras e mesas redondas sobre temas estratégicos, como o Sistema Estruturado de Ensino, práticas avaliativas, a integração de tecnologias educacionais, entre outros. Todos os nossos profissionais estão preparados para mais uma volta às aulas após as férias, sobretudo nossos professores”, finaliza.
Notícias dos Poderes
Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15