IBGE
Mato Grosso tem queda no analfabetismo e avança em escolarização entre jovens
Educação | 17 de Junho de 2025 as 08h 02min
Fonte: PNB Online

Mato Grosso registrou avanços significativos em indicadores educacionais em 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais caiu para 3,8%, bem abaixo da média nacional, de 5,3%, colocando o estado na nona posição entre as menores taxas do país.
Entre os idosos com 60 anos ou mais, o índice de analfabetismo ainda é alto (15,7%), mas caiu 2,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Apesar disso, o percentual segue acima da média nacional para essa faixa etária (14,9%). Já entre os jovens de 15 a 17 anos, o estado teve o maior avanço do país na taxa ajustada de frequência escolar líquida, que considera quem frequenta ou já concluiu o ensino médio: salto de 13,9 pontos percentuais em um ano, alcançando 83,5%.
Outro dado positivo foi o aumento da proporção de pessoas com 25 anos ou mais que concluíram a educação básica obrigatória (ensino médio completo): 56,8%, acima da média brasileira (56%).
Entre as mulheres, o índice chegou a 61,8%, enquanto entre os homens ficou em 51,5%. A diferença também é expressiva quando o recorte é por raça: 64% das pessoas brancas completaram o ciclo básico, contra 53,4% entre pretos e pardos.
O número médio de anos de estudo da população mato-grossense de 25 anos ou mais também cresceu, passando de 9,9 para 10,3 anos. As mulheres puxam a média para cima, com 10,8 anos de estudo, enquanto os homens têm média de 9,8. A diferença entre brancos (11,1) e pretos ou pardos (9,9) permanece significativa.
Apesar das melhorias, o estado ainda não atingiu a meta nacional de 85% de frequência líquida ao ensino médio até o fim da vigência do Plano Nacional de Educação.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24