Medida
MEC exclui bonificação de 15% da UFMT na nota do Enem para estudantes que cursaram ensino médio no estado
Debate sobre o tema começou em novembro, quando a Universidade Federal de Mato Grosso decidiu revogar a medida, após o STF considerar a concessão do bônus inconstitucional
Educação | 27 de Dezembro de 2024 as 08h 45min
Fonte: Redação G1-MT
O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que cursaram o Ensino Médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26). O assunto começou a ser debatido em novembro, quando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional.
Em nota, a UFMT informou que empenhou esforços em defender a manutenção do bônus regional e, mesmo diante da recomendação do MEC pela remoção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) votou para manter a bonificação regional como ação afirmativa para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.
“A UFMT lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense”, diz trecho da nota.
De acordo com a universidade, no último dia 6, a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg-UFMT), realizou a adesão ao Sisu, garantindo a bonificação.
Porém, seis dias depois da adesão, a UFMT recebeu um ofício do MEC solicitando a retificação do termo de adesão, com a exigência de remover a bonificação regional, sob pena de o próprio Ministério da Educação excluir essa medida de ação afirmativa. Apesar disso, a UFMT optou por manter a bonificação no Sisu, em conformidade com a decisão do Consepe.
Já nesta quinta, a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DPPES) da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, informou que foi reaberto a adesão do Sisu com a exclusão definitiva da bonificação regional.
Entenda a polêmica
No dia 21 de novembro, a Universidade revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado.
Em resposta à suspensão, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro.
Na época, a consultoria jurídica do Ministério da Educação (Conjur/MEC) informou que, embora as universidades tenham autonomia para definir políticas de ações afirmativas, elas devem ser justificadas com argumentos como: redução de desigualdades sociais e não podem ferir o princípio de isonomia.
No entanto, há duas semanas, a UFMT manteve a medida, após reunião do Consepe. Segundo a instituição, a medida valeria apenas para a nota do Enem de 2024, e, para os próximos anos.
A decisão foi mantida com 69% dos votos dos conselheiros. A reunião também contou com a presença de alunos, pais e professores.
A bonificação
A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada pela UFMT em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano.
À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.
Notícias dos Poderes
Inscrições abertas para seleção de 2025 do Sisu
Processo é gratuito e deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Há vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país, especialmente em universidades e institutos federais
17 de Janeiro de 2025 as 10h21Senac-MT oferece 30 vagas gratuitas para o curso ‘Técnico em Segurança do Trabalho’ em Sinop
Formação voltada para jovens a partir de 16 anos e adultos com, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio
16 de Janeiro de 2025 as 09h53Seciteci oferta 560 vagas para curso gratuito de técnico em instrumento musical para cinco cidades de MT
Capacitação contempla municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães e Poconé
15 de Janeiro de 2025 as 07h25MT teve 29 com nota acima de 980, mas nenhum com 1000
Com notas entre 950 e 980, foram contabilizadas 430 redações, sendo 42 delas de alunos de escola pública
14 de Janeiro de 2025 as 09h54Lula sanciona lei que proíbe celulares em escolas públicas e particulares do Brasil
Texto mantém uso dos aparelhos para fins didáticos ou pedagógicos e para garantir acessibilidade a estudantes
13 de Janeiro de 2025 as 16h38Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Inep publicará as notas no site a partir das 10h
12 de Janeiro de 2025 as 19h17Prazo para entrega de documentos para confirmação de matrícula em escolas estaduais termina nesta sexta-feira (10)
É obrigatório a apresentação da documentação exigida pela Seduc para garantir a vaga; saiba como fazer
10 de Janeiro de 2025 as 13h10