Sinop
Ônibus do transporte escolar terão câmeras de segurança
Cada veículo irá receber 2 câmeras para monitorar alunos e motoristas
Educação | 14 de Novembro de 2019 as 09h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

A frota própria do transporte escolar de Sinop irá receber câmeras de monitoramento. A vigilância digital dos alunos da rede municipal de ensino será viabilizada através do pregão presencial 060/2019, lançado pela secretaria de Educação de Sinop nesta quarta-feira (13). Através da licitação o município espera contratar uma empresa que forneça e instale os equipamentos nos ônibus que fazem o transporte escolar.
A compra contempla 64 câmeras – 2 para cada veículo – além de 32 centrais para gravação, cabos, cartões de memória e instalação. No total a prefeitura de Sinop estima a compra em R$ 207,7 mil. Esse é o valor máximo disposto no edital, sendo que a aquisição pode ficar mais barata de acordo com a disputa entre as empresas interessadas em fornecer os equipamentos.
Segundo a secretária de Educação, Veridiana Paganotti, o sistema de câmeras de vídeo terá uma função dupla. A mais óbvia é o monitoramento do comportamento dos alunos no trajeto entre a escola e a casa. “Hoje os ônibus do transporte escolar de Sinop já contam com um profissional da secretaria de Educação, que faz a função de monitor – o que aumenta a segurança e a ordem no translado dos alunos. No entanto, é humanamente impossível observar tudo que acontece. As câmeras vão auxiliar nesse sentido, registrando tudo que acontece no transporte escolar”, explicou Veridiana.
Há aproximadamente 2 anos, vários delitos cometidos por alunos que estavam dentro de ônibus escolares foram registrados em Sinop. Nesses episódios, estudantes lançaram objetos contra veículos estacionados, depredando o patrimônio alheio. A identificação dos culpados foi custosa. “Além de coibir esse tipo de delito, as câmeras vão registrar também quem depreda o patrimônio público. Com as imagens iremos responsabilizar o aluno que causou o dano. Terá que pagar”, alertou a secretária.
O segundo ponto dessa ação é o monitoramento dos motoristas. O sistema de câmeras também irá registrar o comportamento dos profissionais que são contratados para levar os alunos de casa para a escola. Velocidade, segurança na direção, respeito as normas de trânsito e educação no trato com os alunos serão pontos observados através das câmeras. “Há um índice de acidentes relativamente grande com veículos do transporte escolar”, pontuou a secretária.
A principio a compra contempla apenas os 32 ônibus “amarelos” que fazem parte da frota própria. Cerca de 47% do transporte escolar é feito com esses veículos. O restante é terceirizado, com a Rosa Transportes – empresa que detém a concessão do transporte coletivo no município. Segundo Veridiana, a pretensão é fazer um ajuste na licitação e no contrato, para o próximo ano, prevendo que esses ônibus terceirizados também contém com seus sistemas de monitoramento por vídeo. “Assim teremos certeza que todo o transporte escolar estará sendo feito como deve, com todos os alunos sentados, usando cinto de segurança, com um veículo conduzido da forma correta, sem brigas ou agressões entre alunos”, finalizou a secretária.
Para o próximo ano a gestão está pleiteando a aquisição de mais 12 ônibus para integrar a fronta própria do transporte escolar.
Notícias dos Poderes
Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15